ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



16.6.09

Um livro, uma receita #7





Há muito que queria fazer uma receita deste género, de tempura de legumes. Num restaurante tailandês onde fui há pouco tempo, comi uns óptimos e ainda fiquei com mais vontade de experimentar. Lembrei-me que num dos episódios que vi do Jamie at Home ele também fez algo do género. Fui ao livro e adaptei a receita aos ingredientes que tinha disponíveis "no campo", pois esta foi mais uma receita testada nas férias. Digamos que a receita do Jamie é mais elaborada, incluindo no polme sementes de mostarda, pimenta preta em grão, sementes de cominhos, malaguetas secas (piri-piri) e açafrão das Índias (conferir aqui). Simplifiquei, mas resultou igualmente bem. Toda a gente adorou e comeu que se fartou. Só não consegui que os mais novos provassem. Toparam que eram legumes e não houve quem os convencesse. Para a próxima vou fazer uma mistura: couve-flor, bróculos e cenoura, talvez. Esta foi a minha primeira versão:

Couve-flor tipo tempura

Para 6/8 pessoas

1 couve-flor grande
200 g farinha (ou mais)
350 ml de cerveja gelada
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de café de cominhos em pó
1/2 colher de café de piri-piri moído
Sal qb
1 molho de salsa
Óleo para fritar
1 limão (opcional)

Lavar a couve-flor e dividi-la em "flores" pequeninas. Secar bem com um pano ou papel de cozinha, colocar estes pedaços numa taça e polvilhar com farinha. Lavar a salsa, secá-la e passá-la igualmente por farinha.
Para fazer o polme, colocar os 200 g de farinha numa taça (coloquei a olho pois não tinha balança) e juntar a cerveja aos poucos, mexendo. Juntar a mostarda, o piri-piri, os cominhos e o sal a gosto. O ideal é ficar com uma consistência tipo béchamel, por isso pode ser necessário juntar mais farinha ou mais cerveja. Passar os pedaços de couve-flor e os raminhos de salsa pelo polme (adorei esta salsa frita) e fritá-los em óleo quente, numa fritadeira funda. Secá-los em papel de cozinha e servir. O ideal é comê-los enquanto estiverem quentinhos e crocantes, opcionalmente regados com umas gotas de limão.

Sem comentários: