ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



16.7.09

Bake, disse ela!




Começo a dar razão ao meu homem que está completamente rendido ao campo. Por ele, mudávamo-nos de armas e bagagens e bye-bye rotina da cidade, bye-bye miúdos enfiados durante a semana num apartamento e bye-bye segurança dada pelos nossos empregos "por conta de outrem".

Enquanto não arranjo coragem, vou treinando ao fim-de-semana.
Ainda por cima lá, com a máquina meia avariada de sempre, consigo tirar fotos minimamente decentes.

No fim-de-semana que passou, lá fui eu e a família, mais artilhados do que nunca: Bimby, pasta com livros e revistas de cozinha, prints com receitas, ingredientes, formas de bolo... E finalmente consegui experimentar algumas coisas pela primeira vez. O arroz selvagem do post anterior e estes quadrados de limão são duas dessas experiências. Felizes, por sinal.

Andava com esta receita de bolo de limão debaixo de olho desde que a vi aqui, no Bakerella, um dos meus blogs favoritos, daqueles que me fazem ansiar por muito e muito tempo livre para poder experimentar bolos e tartes e muffins e cupcakes e bolachas...

É uma receita fácil e de sucesso garantido. Estes quadrados são óptimos tanto para comer ao lanche, como à sobremesa acompanhados de uma bola de gelado. Comi-os de uma maneira e de outra. Como sobremesa, acompanhei com gelado de nata, mas para a próxima talvez escolha sorvete de limão. Para mim, o limão nunca é demais!

Quadrados de Limão (Lemon Bars)

Para a base:
1 chávena de manteiga (usei como medida uma caneca de leite)
1 3/4 chávena de farinha
2/3 chávena de açúcar em pó
(mais algum para polvilhar)

Para a cobertura:
1 1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos, levemente batidos
1/2 chávena de sumo de limão


Pré-aquecer o forno nos 180º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma rectangular com cerca de 23 cm x 33 cm (na receita original, em inglês "americano", a forma sugerida é de 9x13, mas só podem ser "inches" (polegadas) e não "centímetros", por isso fiz a conversão).

Fazer a base:
Numa taça média, misturar a farinha com o açúcar em pó.
Cortar a manteiga aos pedaços e ir misturando até ficar em migalhas.
Forrar o fundo da forma com este preparado, pressionando bem com os dedos.
Levar ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourado.


Fazer a cobertura:
Numa taça maior, juntar o açúcar, a farinha e o fermento.
Juntar aos poucos os ovos batidos e o sumo de limão.
Mexer bem e verter por cima da base já cozida e ainda quente.
Cozer durante 20-25 minutos.
Quando arrefecer, polvilhar com açúcar em pó e levar ao frigorífico, pois quanto mais frio, melhor sabe. Antes de servir, partir aos quadradinhos.


A única alteração que vou introduzir da próxima vez que os fizer vai ser deixar menos tempo no forno a cozer a cobertura, para que fique ainda mais húmido e com o aspecto "gelatinoso" da receita original, que está aqui.

4 comentários:

blá blá bá disse...

Limão, limão, limão!!! Nham! :)

Tangerina disse...

Também gosto muito da Bakerella e adorei o trocadilho com o nome do post ;)
As barrinhas deviam estar muito boas mas as fotos estão magníficas!!

Beijinhos,
Carlota

L. disse...

Experimentei este fim de semana. Não ficou assim tão bonito como as tuas fotos mostram, mas não ficou nada mau. A base é tipo bolacha, não é? (a minha ficou, mas não sei se era suposto. Como a minha forma era maior, tive de aumentar as quantidades dos ingredientes a meio do percurso... ficou um pouco aldrabado)

Teresa Rebelo disse...

Nem eu acredito que a máquina tenha tirado aquelas fotos... :-)
Sim, a base é tipo bolacha de manteiga! Eu também aldrabo um bocado e nem sempre as coisas saem bem, ainda este fds apanhei algumas desilusões... mas há que experimentar!