ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



15.9.09

Cuidado com as aparências.




Digam lá se o meu bolo de chocolate e os meus scones de cebola e parmesão não estão com bom aspecto?

Pois, mas as aparências enganam e estas duas experiências correram muito mal, fazendo do fim-de-semana em que isto se deu, um dos mais tristes da minha existência enquanto food blogger. Pura e simplesmente, nem um nem outros se puderam comer.

O bolo de chocolate era uma espécie de cheesecake por camadas e a receita está aqui, no site da Martha Stewart. Deu para aprender que aquilo a que os americanos chamam wafers não tem nada a ver com as "nossas" wafers, mas não foi por aí que ficou intragável. Mesmo descontando eventuais lapsos de tradução ou conversão, acho que a receita deve ter alguma falha. Não leva açúcar e as duas colheres de sopa que no último minuto resolvi juntar às natas, enquanto as batia, não chegaram para salvar a sobremesa.

Os scones, que mais parecem minimuffins, esses, foram feitos a partir do Livro Essencial da Comida Vegetariana, cujas receitas estão bem detalhadas e as fotos têm óptimo aspecto. Neste caso, acho que a azelhice deve ter sido só minha. Faltou-lhes sal, mas o mal não ficou por aqui, a textura ficou horrível. Sei que a massa de scones (e não só, a massa quebrada também, por exemplo) não deve ser demasiado trabalhada e tentei seguir esta norma, mas pelos vistos alguma coisa falhou. Não percebi porquê, os meus scones "normais" costumam ficar bons.

Depois destas experiências falhadas fiquei mal-humorada, desanimada, com vontade de pendurar o avental por uns bons tempos.

Até que resolvi experimentar isto. É um prato muito básico e simples e os riscos de insucesso são quase nulos, eu sei. Mas mesmo assim, gostei tanto, que voltei a acreditar que um dia talvez venha a cozinhar bem.

4 comentários:

Tangerina disse...

Ohhhh que pena!!! :(( Há dias assim... mas lá que têm bom aspecto lá isso têm :)
Mas não és tu que cozinhas mal, as receitas é que estão erradas... se não, cozinhavas sempre mal e isso não acontece ;)

Beijinhos,
Carlota

Teresa Rebelo disse...

Obrigada pela força, Carlota!
Ultimamente tem sido uma desgraça, mas espero que seja só uma fase ;-)

L.O. disse...

Amiga, eu comi com os olhos... não dá para acreditar que ficou intragável...

Isabel (pipoka) disse...

Teresa,

Os desastres são parte natural das nossas aventurar gastronómicas, quem não faz, nunca erra, não é verdade?

Mas olha que O Essencial da Cozinha Vegetariana é um livro com óptimas receitas, mas tem de ser lido com alguma desconfiança: uso-o há largos anos e já pude detectar algumas imprecisões e esquecimentos, asseguro-te (na receita da moussaka, na das falafel, por exemplo).

bjs