ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



5.12.09

Uma ida ao dentista que deu em risotto.



O que se faz enquanto se espera por uma consulta?
As respostas podem variar. Há quem aproveite para fazer telefonemas, para mandar mensagens, ler um livro....
Eu, como sou uma esquecida e nunca ponho o livro que ando a ler na carteira (ler 'na mala', se não for do norte), ou escrevo headlines e bodycopies para o dia seguinte, ou folheio as revistas disponíveis na sala de espera.
O que se pensarmos bem não é uma coisa muito higiénica, ainda por cima agora, com o vírus da gripe A a espalhar-se por tudo o que é sítio.
Mas pronto, agarrar numa revista foi um acto a que não consegui resistir na minha última visita ao dentista.
E ainda bem: ao folhear uma Happy de trás para a frente, dou de caras com várias receitas de risotto, acompanhadas de fotos bastante apetecíveis.
Peguei no meu Moleskine e apontei as receitas por alto.
A que mais me chamou a atenção foi a de risotto de tomate seco, uma vez que tinha em casa uma embalagem destes tomates e ainda não tinha decidido como lhes dar uso.
Estava encontrado o prato para o jantar.
E ainda que às vezes me pareça caricato ter ido buscar a inspiração a uma revista de consultório, tendo tantos livros de cozinha em casa, o que é certo é que ficou óptimo.
Em relação à receita original, apenas respeitei a quantidade de tomate e o uso do manjericão. Quanto aos restantes ingredientes, usei praticamente os mesmos e nas mesmas proporções que sigo noutros risottos.

Risotto de tomate seco

Para 2

160 g de risotto (usei arborio da marca Gallo)
50 g de tomate seco (usei da marca Seeberger)
2 dentes de alho
500 ml de caldo de aves quente
(ou um pouco menos se usar a água de hidratar o tomate)
1/2 copo de vinho branco
60 g de queijo parmesão ou a gosto
40 ml de azeite
6 folhinhas de manjericão + algumas para decorar
Sal qb

Hidratar os tomates numa tacinha com água a cobri-los. Levar ao lume um tacho com um fundo de azeite e o alho picado. Deixar o alho cozinhar um pouco em lume médio. Escorrer e picar o tomate, reservando a água. Juntar o tomate, mexer e passado menos de um minuto juntar o risotto, mexendo para envolver o tomate por todo. Adicionar o vinho branco e deixar evaporar. Aos poucos ir adicionando o caldo
(eu usei a água de hidratar o tomate, que ficou avermelhada e ajudou a dar cor e sabor ao arroz, para perfazer os 500 ml de líquido/caldo), mexendo sempre. Deve demorar cerca de 20 minutos a cozer, devendo ficar al dente. No final, juntar metade do parmesão, ralado na altura, temperar de sal, se achar necessário e juntar folhinhas de manjericão picadas. Levar à mesa mais parmesão e um ralador para que cada pessoa o adicione a gosto.

1 comentário:

clinicadomarques disse...

Que aspecto delicioso. A inspiração aparece onde menos se espera e às vezes na cozinha aparece antes uns minutos de começar a cozinhar. E, numa consulta de dentista encontrar uma receita, tem tudo a ver com boca e estômago.