ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.2.10

O meu polvo no forno com laranja.




O restaurante Jardim, na estrada nacional que liga Famalicão a Braga, faz um polvo muito bom, confeccionado de forma original. Já há muito que lá não vou e volta e meia dão-me saudades do dito. Esta é a fórmula que encontrei para as matar e ainda que na realidade fique longe do genuíno - que é servido com batata cozida - é igualmente deliciosa.

Polvo e batatinhas no forno com laranja

Cozer o polvo de forma habitual.
Entretanto lavar e descascar as batatas, de preferência das novas, pequeninas, temperá-las com sal, alho picado, um fio de azeite e outro de vinagre (usei de sidra), e levá-las aí uns 10 minutos ao microondas na potência máxima. Isto vai permitir que elas assem depois mais rápido, pois de outra forma o polvo precisaria de estar muito mais tempo no forno até elas ficarem bem douradinhas.
Preparar a assadeira: cobrir o fundo com azeite e rodelas finas de cebola.
Escorrer o polvo, parti-lo em pedaços mais pequenos e colocá-lo na assadeira. Juntar as batatas pré-cozinhadas. Dissolver uma colher e meia de sopa de ketchup no sumo de uma laranja e verter sobre o polvo e as batatas. Levar ao forno bem quente até o polvo começar a ficar tostadinho e as batatas bem douradinhas. Durante a assadura, ir regando o polvo e as batatas com o molho formado.
Acompanhar com grelos salteados, por exemplo.

5 comentários:

Rita disse...

com muito bom aspecto!

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmm
Amei
Muito bom aspecto...
Jinhos fofos

Babette disse...

Vou ter de ir almoçar já...
fiquei com uma fome danada!...

Mandinho disse...

Estreei-me oficialmente a cozinhar utilizando esta receita.
Como me pareceu fácil decidi experimentar e para uma primeira vez não me saí mal.
As batatas ficaram ligeiramente cruas mas pronto a esposa deu-me o devido mérito pelo esforço.

Passamana disse...

Parece-me bem...a experimentar sem dúvida.