ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



14.2.12

O amor de todos os dias.







Não são precisos grandes motivos ou pretextos para pôr chocolate no forno.
Estas bolachas são tão perfeitas para hoje, como para qualquer dia do ano.
Ainda que saibam sempre melhor quando partilhadas…
































Bolachas de chocolate com pepitas
(revista Good Food – Setembro 2010)

85 g de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de café instantâneo em pó
85 de açúcar mascavado claro
25 g de açúcar amarelo
85 g de chocolate 70% cacau  (usei 85 g de pepitas de chocolate negro)
1 ovo batido
½ colher de chá de extracto de baunilha
140 g de farinha sem fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal (esta receita dá para cerca de 22 bolachas).
Num tacho, colocar a manteiga, o cacau e o café e levar ao lume, médio, até a manteiga derreter.
Juntar os açúcares e deixar arrefecer.
Se não usar pepitas, partir o chocolate em pequenos pedaços, 
Juntar o ovo e o extracto de baunilha à mistura de manteiga. Adicionar a farinha e o bicarbonato e mexer bem. Juntar cerca de 2/3 do chocolate ou das pepitas à massa. Envolver suavemente sem bater demasiado. Deixar repousar para a massa ganhar consistência, aí uns 20 minutos.
Ligar o forno nos 180º
Com as mãos, fazer pequenas bolas de massa e colocar nos tabuleiros, bem afastadas umas das outras, pois vão alargar bastante no forno. Distribuir o restante chocolate ou as pepitas pelo topo de cada bolacha. Levar a cozer cerca de 12 minutos.

Nota: as minhas bolachas ficaram pouco estaladiças, julgo que deveriam ter ficado no forno mais alguns minutos. Em todo o caso, o sabor supera perfeitamente esta falha na textura!

9 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Estão perfeitas as tuas bolachas, mesmo apetitosas!

Coffee Break disse...

Eu acho até que para comer chocolate nem é preciso pretexto algum! No entanto concordo com a partilha da gulodice!!
Bjs
Ana

disse...

Bom dia! Sou há pouco tempo leitora assídua do seu blog e já andava a sentir falta de novidades!

A verdade é que já não me lembro como aqui vim parar, mas gostei tanto e identifiquei- me um bocadinho (bastante) com tudo o que li, que não consegui para de ler.

Desejo-lhe muita sorte e espero que continue a partilhar as suas ideias, cheias de simplicidade e bom gosto...eu segui-las-ei com certeza!
Susana

risonha disse...

eu acho que chocolate tem tudo a ver com o dia de S. Valentim, por isso hoje também postei um bolo com chocolate.
queres trocar uma fatia do meu bolo por meia-dúzia das tuas bolachas?

Ana Rita Marreiros disse...

Concordo, são perfeitas para qualquer altura...Deliciosas!

Bjoka
Rita

Anónimo disse...

Ficaram com um excelente aspecto.
Adorei as fotografias.
Beijinhos

Marmita disse...

Ai que bom aspecto.. as fotos ficaram uma perdição! vou anotar a receita, um beijo

Inspiração Inesperada disse...

Uma inspiração realmente amorosa :)

Smas disse...

Fiz estas bolachas e publiquei hoje no meu blog. Ficaram deliciosas! Obrigada pela partilha!