O convite para fazer um show cooking no Porto.Come/ Mercado de Sabores do Continente, de que falei no post anterior e que aconteceu no passado sábado, na Alfândega do Porto, trouxe-me várias coisas boas, para além do momento em si.
Com esse desafio nas mãos e uma vez que o tema eram "os sabores de sempre", decidi finalmente explorar o caderno de receitas que a minha mãe guarda ainda do tempo de solteira, de um curso para futuras donas de casa (sim, no princípio dos anos 60 essa escola existia e chamava-se Obra das Mães).
E que boas receitas, caligrafadas, estão naquele caderninho, do qual agora serei guardiã (pelo menos enquanto a minha mãe não se lembrar de pedi-lo de volta).
Um dos meus objetivos para os próximos tempos, ao estilo Julie Powell, é ir experimentando-as e dar conta aqui do resultado. Duas já foram testadas: o creme gelado de castanha que apresentei no show cooking, e cuja receita segue mais abaixo, e uma torta de maçã deliciosa que também merece um post, assim que a voltar a fazer.
Castanha, maçã, marmelo... nos dias que antecederam o show cooking fiz algumas experiências com estes frutos, pois queria levar algo próprio desta época. E queria que fosse uma sobremesa ou algo doce, uma vez que é o que mais aparece por aqui.
Quando experimentei pela primeira vez esta espécie de gelado, soube que tinha encontrado a receita.
Fiz alguns ajustes ao molho de chocolate e andei à voltas para escolher um topping crocante, até decidir que as nozes ficavam perfeitas.
Depois, resolvi apresentar também este biscoitos, que eu adoro, uma vez que há ingredientes comuns a ambas as receitas.
Eram então estes os sabores que esperavam o público na Praça das Experiências do Porto.Come/ Mercado de Sabores do Continente, às nove da noite do dia 6 de Outubro. Um público que se mostrou bastante mais numeroso do que eu estava à espera.
Apesar de algum nervosismo, acho que correu bem. Senti-me muito confortável daquele lado (mais do que alguma vez havia imaginado) e adorei poder partilhar de uma forma diferente esta minha paixão pela cozinha. Estava muito feliz e acho que isso se nota nas fotos.
Claro que tive umas brancas pelo meio, demorei imenso tempo a destacar as bolachas das folhas de obreia e julgo que me esqueci de dizer que a manteiga para o creme gelado era SEM sal.
Mesmo assim, os cerca de sessenta minutos que ali estive pareceram-me mágicos. E houve uma série de pessoas que contribuíram para isso:
- as minhas 'cobaias', família e amigos, que provam aquilo que faço e me dizem sem rodeios o que pode ser melhorado;
- os comentários e as mensagens de apoio e incentivo que fui recebendo no blog e no facebook;
- o público simpático e interessado (e a presença de muitas caras minhas conhecidas);
- a organização do evento, nomeadamente na pessoa da Rita Sousa, que foi de uma amabilidade e profissionalismo exemplares;
- o Pedro e o Rafael, os assistentes da Escola de Hotelaria do Porto que me foram destinados e que estiveram fantásticos;
- a Chef Justa Nobre, com quem meti conversa umas horas antes (há uns anos não teria tido lata para tal - nem coragem para aceitar o convite, digamos a verdade - mas acho que a idade nos deixa menos envergonhados) e que me aconselhou, com aquele seu registo simples e algo maternal, a relaxar e a improvisar se algo não corresse tão bem;
- e, por último, a Isabel, ou a Laranjinha, do Cinco Quartos de Laranja (e o seu R.): ter sido convidada para o evento já foi muito bom; mas ter sido convidada para um evento que contou com uma das food bloggers portuguesas que mais admiro, foi extraordinário. Apesar de termos tido pouco tempo para conversar, aquele bocadinho foi muito especial. E poder assistir ao seu show cooking antes de ser eu a colocar o avental, foi absolutamente inspirador. Podem ver detalhes da sua participação aqui.
Obrigada a todos (incluindo os amigos 'fotógrafos').
Finalmente, a receita:
Creme gelado de castanha com molho de chocolate e café
250 g de miolo de castanha
(frescas ou congeladas: se usar frescas é preciso cerca de 500 g para obter 250 g de miolo)
230 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
6 gemas à temperatura ambiente
Leite qb
150 g de chocolate de culinária
75 ml de café expresso
75 ml de água
Nozes picadas para decorar
Cozer as castanhas, cobrindo-as com leite, até estarem bem macias.
Se usar castanhas da época, retire-lhes um pouco de casca e pele com uma faca antes de levar a cozer (para não rebentarem); após a cozedura reserve o leite que sobrou e retire as cascas e as peles às castanhas.
Triturar bem as castanhas juntamente com o leite da cozedura (este deve ser apenas o suficiente para ligar o puré de castanha: se achar que sobrou muito leite vá juntando aos poucos enquanto tritura; se achar que sobrou pouco, junte mais leite).
Juntar ao puré de castanha as gemas previamente desfeitas, o açúcar e a manteiga. Mexer bem e bater com a batedeira eléctrica (de preferência com braço) cerca de 20 minutos numa velocidade média-alta.
Se usar a Bimby, programe 10 minutos, com a borboleta, na velocidade 3,5 ou 4.
Tem de se obter um preparado muito uniforme, brilhante e cremoso e com um tom acastanhado.
Verter para uma caixa de plástico ou pirex com tampa e levar ao congelador idealmente 24 horas antes de servir.
Para o molho:
Levar ao lume em banho-maria (ou então usar o microondas), o chocolate partido em pedaços com a água e o café frio ou morno.
Não mexer até o chocolate estar derretido. Assim que estiver, retirar do lume e mexer bem com um batedor de varas. Está pronto a servir.
Para servir:
Retirar com antecedência do congelador (15-30 minutos, dependendo do tempo de congelação e da temperatura ambiente), e com uma colher de gelado retirar a dose pretendida para uma taça; verter um bom fio do molho de chocolate e terminar com as nozes picadas.
Algumas notas:
- Também se pode levar a congelar numa forma tipo 'bolo inglês' forrada com película aderente: quando for servir, retire com alguma antecedência do congelador, desenforme para um prato e sirva com o molho e as nozes à parte.
- O molho poder ser adaptado ao gosto de cada um, com aquela proporção de líquidos para a quantidade de chocolate; neste caso podemos usar, por exemplo, apenas 150 ml de água ou 100 ml de água e 50 ml de café...
- Se for consumir o gelado gradualmente, adapte a quantidade de molho, fazendo este no momento de servir (pode, no entanto, ser feito com alguma antecedência e ser depois aquecido).
19 comentários:
Desde já os meus parabéns pelo show cooking, e espero sinceramente que muitas portas se abram!
Agora este gelado é algo assim fabuloso! Café e nozes é normalmente o meu sabor de eleição, mas acredito que as castanhas sejam algo extraordinário!
Vou colocar na minha lista de receitas a experimentar! Parabéns para si e para a sua mãe!
Parabéns Teresa! Não estive presente mas pelas fotografias que já vi aqui e no facebook correu muito bem e foi um sucesso. Este gelado deixou-me de água na boca!!!
Um beijinho.
Que receita maravilhosa, deve ser um gelado muito bom para mim que adoro castanhas.
Muitos parabéns pelo show cooking :)
beijinhos
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Mais uma vez o cosmos trocou-nos as voltas.... e ainda que estivesse muito feliz em Itália ;), fiquei realmente com pena de perder a oportunidade de te conhecer pessoalmente e de te ver em acção!!!!!!! Ora bolas! Mas tinha a certeza de que ia ser um sucesso. Boa!
Babette
Muitos parebéns pela participação no Mercado de Sabores. Estive lá no dia 6 de Outubro, mas infelizmente não pude ficar para vos ver pois só fui da parte da tarde....
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
Olá Teresa!!
Os meus Parabéns pelo show cooking, mas que experiência fantástica!! Adorava ter assistido, ainda por cima aqui tão pertinho de mim, infelizmente já tinha um jantar marcado nesse dia. Quando houver mais eventos destes quero ir ver!
Adorei o avental com as letrinhas do "Lume Brando", ficou lindo!!
A combinação de sabores deste gelado parece-me divinal!!
Beijinhos do Paraíso ^.^
Tenho uma história "na gaveta" com castanhas e andava em busca de uma receita diferente para publicar na confeitaria. Acho que encontrei :)
Teresa parabéns!
Pelas fotos nota-se a tua alegria e boa disposição a fazeres uma das coisas que mais gostas.
Eu era para ir, ver-te e à Laranjinha, mas tive um imprevisto com um dos meus bichanos...
De qualquer maneira fico a deliciar-me com esta receita!
Um beijinho.
Querida Teresa,
estiveste muito bem na tua apresentação. Adorei ver-te!
Para a próxima temos que ter mais tempo para conversar.
Muito obrigada pelas tuas amáveis palavras.
Um beijinho.
Teresa, parabéns!
A tua descrição e as fotografias trazem-nos um relato tão radiante, que só dá ainda mais pena a quem não pode lá estar a ver-te.
Os teus olhos têm aquele brilho especial dos momentos felizes! :)
Um grande beijinho e fico mesmo à espera que nos vás mostrando mais tesouros desse caderninho... :)
Parabéns pelo show cooking e pelo gelado, está com aspecto maravilhoso.
um beijinho
mafalda
Obrigada a todos pelas simpáticas palavras!
No fundo, eu e a Isabel estivemos ali a representar este grupo cada vez maior de pessoas que, sem serem chefs ou cozinheiros profissionais, adoram cozinhar e mimar a família e os amigos com coisas de comer ;)
Beijos para todos!
Teresa
Muitos parabéns pelo show cooking. Vê-se que estava no seu ambiente e estava a adorar.
O creme ficou com um aspeto divinal.
Bjnhos e um bom final de semana.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Olá Teresa
Parabéns pelo convite e participação!
Esse gelado eu vou fazer, vou guardar a receita preciosa.
Beijo
Muitos parabéns!
A receita parece maravilhosa!
Olá boa tarde,
Parabéns pela participação e pelas fotos esteve muito bem. Que lhe traga coisas boas para si.
Adorei este post e é sempre bom associar um rosto bonito e simpático a um cantinho bonito como o seu.
Gosto muito de castanhas logo esta receitinha seria muito do meu agrado.
Bjs e boa semana.
Este fim de semana vou experimentar este gelado. Depois digo como ficou:)
p.s Alguma sugestão para a história ;) ?
Que bom CNC! Estou curiosa para saber como correu. Tenho a certeza de que a 'pequena' tirará da gaveta uma história especial :)
Beijinho
Teresa
Já lá está, Teresa :)
Espero que goste.
Enviar um comentário