ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



24.6.14

Sorvete para um Verão incerto.


























Acho que já vos tinha dito que regularmente contribuo com uma receita para a rubrica "À volta da mesa", do apetitoso Simplesmente Baby.
Apesar de não ser obrigatório, tento apresentar receitas que não tenham sido publicadas no blog, pois é uma maneira de me forçar a cozinhar mais e a experimentar coisas novas.

Foi o caso deste sorvete de toranja.
A minha inspiração veio deste sorvete de laranja do Chilli com todos, tão simples e com uma cor tão deliciosa, que fiquei rendida.
Como adoro toranja, tanto em sobremesas como em saladas, resolvi fazer uma versão com esta fruta, que sei não ser consensual. Mas uma das coisas boas desta receita é poder ser adaptada a qualquer fruta, bastando ajustar a quantidade de açúcar ou do adoçante (o Filipe usou geleia de agave, eu usei açúcar em pó). O verdadeiro segredo é congelar a fruta com antecedência (e ter um robot de cozinha potente).

Se os gelados cá em casa se comem durante todo o ano, já dos sorvetes gostamos mais deles no tempo quente.
Mas mesmo que o Verão deste ano, à semelhança da sua irmã Primavera, apresente sintomas de bipolaridade, esta guloseima gelada promete alegrar os nossos dias compridos.















SORVETE DE TORANJA

500 g de toranja descascada, sem a pele branca, partida aos pedaços e congelada
80 g de açúcar em pó (ou a gosto)
1 clara de ovo
Folhas de hortelã para decorar

Com antecedência, descascar as toranjas descartando a pele branca, partir em pedaços pequenos aproveitando o sumo, dividir por sacos pequenos e levar ao congelador durante pelo menos 12 horas (partir em pedaços pequenos e congelar em porções vai permitir picar a fruta facilmente num processador de cozinha).
Quando quiser fazer o sorvete, retire a fruta do congelador e, com a ajuda de uma faca e de uma tábua, separe os pedaços de fruta. Coloque-os num processador de alimentos ou robot de cozinha (convém ser um equipamento potente, tipo Bimby), juntamente com o açúcar. Pique até obter uma pasta homogénea, prove e retifique o açúcar se for caso disso.
Junte a clara de ovo e volte a envolver tudo até obter a textura desejada.
Sirva de imediato ou leve ao congelador para servir mais tarde.

11 comentários:

risonha disse...

Nunca provei sorvete de toranja mas deve ficar fantástico.
O Verão anda incerto, mas isso não nos vai demover de preparar sobremesas deliciosas e fresquinhas!

Paula Moita disse...

O verão teima em chegar, mas os gelados sabem tão bem e se forem caseiros melhor ainda! Adorei a receita pela sua simplicidade.

Vera Ferraz disse...

Que bom! Mas onde pára o Verão?

Fátima Fonseca disse...

Que cor linda!!!!
Fiz há tempos com framboesas e adorei.

Monte Alegre Refrigeração e Gourmet disse...

Que sorvete delicioso, os ingredientes já ditam o sabor que está esse sorvete!
E um sorvete bem refrigerado, fica perfeito! Fica a dica da Monte Alegre!

Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com

Lia Lemon and Vanilla disse...

Olá Teresa,
Eu também fiquei de olho nesse sorvete do Filipe e agora fiquei de olho no teu, pois também adoro toranja e deixa-me dizer-te que o aspecto e cor do teu sorvete estão super convidativos e até apetece roubar um pelo écran...
Quanto à massa da minha quiche, sim, a goma xantana, tal como disseste, serve para compensar a falta de gluten das farinhas e olha, se consegues arranjar aquelas farinhas, experimenta aquela massa, pois é mesmo fabulosa em termos de textura e sabor.
Um beijinho grande,
Lia.

Ondina Maria disse...

Que bolinhas tão perfeitinhas, as minhas ficam sempre uns trambolhos desfeitos lol

Maria Rita disse...

Eu adorei a receita mas os meus olhos ficaram nos copinhos e nas colheres onde comprou?

Inês Ginja disse...

Que coisa boa, adoro sorvetes e adoro a cor desse com toranja.
Simples e perfeito para os dias de verão!
Um beijinho.

Diogo Marques disse...

Uma delicia para qualquer altura do ano :)
____________________
aculpaedasbolachas.com

Marmita disse...

Que maravilha de receita ainda a semana passada comprei uma toranja, o meu marido adora comer com açúcar por cima. beijos e sim que venha lá esse verão malvado.