ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



30.10.14

Brownies assustadores!


A noite mais assustadora do ano é já amanhã, mas ainda vão a tempo de preparar estes brownies gulosos. Não tem nada que saber: é só fazer o bolo, deixar arrefecer e usar cortadores de bolachas alusivos à data. A decoração pode ser mais ou menos elaborada, e podem sempre pedir ajuda aos mais novos, para terem a certeza de que vão sair umas criaturas bem engraçadas!

[Eu sei que há quem não suporte o halloween e ache um disparate as crianças portuguesas celebrarem-no de alguma forma. Apesar de cá em casa não festejarmos propriamente a data, a não ser com estes mimos doces, não consigo ser assim radical: afinal, é sempre mais um motivo para os miúdos fazerem coisas diferentes e divertidas e conhecerem uma tradição de outros países, o que me parece positivo. E na verdade, ao assinalar-se esta data não estamos a passar por cima de nenhuma outra. Pelo menos aqui no norte do país - à excepção da componente religiosa, cumprida fundamentalmente por católicos adultos - não temos o "pão por Deus" ou outra tradição que envolva os mais pequenos. Desde que não se entre na onda de consumismo a que as lojas nos querem obrigar (mas este bom senso é desejável em qualquer altura do ano), por que não assinalar esta data tão inofensiva, dedicada aos monstrinhos e aos pequenos medos?]

Happy Halloween!


















BROWNIES ASSUSTADORES

Para o brownie
(adaptado da revista Saveurs - Spécial Desserts 2013)

180 g de chocolate de culinária
150 g de chocolate branco partido em pedacinhos
130 g de manteiga
80 g de farinha sem fermento
175 g de açúcar amarelo
3 ovos


Para a decoração

Pasta de açúcar branca (usei da Vahiné)
Pasta de açúcar cor-de-laranja
Glacé (usei o lápis de pasteleiro branco da Vahiné)
Cortadores de bolachas temáticos

Pré-aquecer o forno nos 180º. Unte uma forma rectangular com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar, polvilhando-a com farinha. Derreta o chocolate com a manteiga e misture bem.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e manteiga derretidos. Envolva a farinha e por fim os pedacinhos de chocolate branco. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Quando estiverem bem frios, corte o brownie com as formas escolhidas e coloque sobre forminhas de papel. Se for usar pasta de açúcar, amasse-a um pouco para a tornar moldável e estique-a com o rolo numa superfície polvilhada com açúcar em pó. Lave bem os cortadores e use-os para cortar a pasta de açúcar. Com a ajuda de um pincel, humedeça as costas de cada figura em pasta de açúcar e cole no respetivo brownie. Com um palito, faça os olhos dos fantasmas e os veios das abóboras. Nos outros, use glacé ou o lápis da Vahiné para fazer os olhos do morcego, a fivela do chapéu de bruxa ou outros desenhos. Deixe assentar/secar, antes de servir.

Nota: vão sobrar bastantes aparas de brownie. Aproveite para servir com gelado, em taças individuais, por exemplo.

8 comentários:

ziripiti disse...

Estão maravilhosos!
Adoro.
Bjs

Helena Mouta disse...

Mas que ideia deliciosa! Está decidida a sobremesa do jantar de Halloween cá de casa! Nós também nunca tínhamos celebrado o Halloween, mas desde que o meu pequeno entrou para a escolinha (com 3 anos, tem 5 agora) ele festeja na escola (com brincadeiras e actividades engraçadas) e eu faço um jantar "fantasmagórico" cá em casa. E todos adoramos!

Ruth Miranda disse...

Bom, eu cá adoro o Halloween, celebro o Halloween e faço questão de explicar ao meu filho o significado real do Halloween e de onde este provém, mas lá está, não sou cristã, não sou católica, e tenho cá as minhas teorias de que o que veio primeiro até foi o Samháin e não o dia de todos os santos...e está provado que houve forte presença celta em terras de Portugal. Não subscrevo a festa em si ao jeito americano, consumista, mas confesso que uma tarte de abóbora e uns quantos filmes de terror sã essenciais!! Aliás, até tenho a tradição com o meu miúdo de passarmos a semana do Halloween a pregar sustos inocentes um ao outro, e o que nos divertimos com isso. Cheira-me é que se ele vê estes brownies diz logo que a tarte de abóbora já era!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt

Ondina Maria disse...

É o meu feriado favorito, sempre adorei ir ao cemitério com a minha avó. Infelizmente, hj em dia vou ver a campa dela, mas venho sempre com o coração repleto de boas recordações!

Telita disse...

Que fofos!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook


Su Delícia disse...

ficaram lindos!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Babette disse...

Estão lindamente assustadores ;)
Não acho graça nenhuma ao halloween mas não me livrei de ter em casa um drácula e um pirata zombie deveras assustadores!!!
Depois da fase do "estranhares" começas a "entranhares" ;)
Babette

Sopros do Pensamento disse...

Assustadores, mas deliciosos! =)

http://soprosdopensamento.blogspot.pt/