ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



18.10.14

Das minhas combinações de Outono favoritas.


















Lembram-se de vos ter falado, mais precisamente no final deste post, de que muitas vezes usava tortilhas para fazer pizzas?
Aqui está a prova.
A maior parte das vezes faço a massa de pizza de raiz e consigo estendê-la assim fininha, que é como gostamos cá em casa. Mas há dias em que o tempo ou a vontade de pôr as mãos na massa (ou a massa na Bimby, melhor dizendo) é pouco, e ter tortilhas em casa prontas a usar é um bom atalho.

Recentemente, fiz uma cirurgia dentária e durante alguns dias só pude comer papas e purés. Como os rapazes me tinham pedido pizzas para o jantar, tentei fazer um 2 em 1: puré de abóbora e cenoura para mim, pizza com este puré na base para eles (claro que o topping das pizzas dos mais pequenos não foi bem este). Abóbora, curgete, cebola roxa e queijo de cabra: uma das minhas combinações favoritas em pizza. Normalmente, uso a base de molho de tomate, colocando de seguida abóbora salteada. Mas esta versão, que substitui o molho de tomate pelo puré de abóbora, é ainda melhor. Quem o diz é o provador-mor. Mas eu acredito, porque o puré, que comi às colheres, estava uma delícia.

E com estas cores e sabores, é um boa sugestão para um jantar ou festa de Halloween: façam estas pizzas em versão mini (cortando as tortilhas ou a massa de pizza com cortadores redondos de bolachas) e têm uma bonita e saborosa entrada.

















PIZZA FÁCIL DE OUTONO

Para o puré*:

Cerca de 400 g de abóbora menina (pesada já descascada)
1 cenoura
1/2 cebola 'normal'
1/2 cebola roxa
2 dentes de alho
Sal e pimenta preta qb
Sementes de cominho ou cominhos em pó qb
Cerca de 1/2 chávena de leite
Azeite qb

Para 4 pizzas (p/ 2 pessoas, pois estas pizzas ficam relativamente pequenas):

4 wraps/ tortilhas de compra
2 chávenas de puré de abóbora e cenoura
1 curgete partida em fatias fininhas
1/2 cebola roxa
1 queijo de cabra médio ou 1/2 queijo tipo Feta
Pimenta preta
Rúcula para servir

Numa sertã com um pouco de azeite, levar a alourar a cebola, partida em meia-luas, e os dentes de alho laminados, até a cebola ficar translúcida e amarelada. Juntar a cenoura partida em cubinhos, deixar cozinhar um pouco, e juntar a abóbora partida em cubinhos também. Temperar com sal, pimenta e cominhos a gosto. Deixar saltear mais um pouco e juntar o leite (não deite todo de uma vez, vá acrescentando à medida que vai ficando com pouco líquido). Deixe cozinhar, em lume baixo, até estar bem macio. Rectifique os temperos e triture com a varinha mágica ou num robot de cozinha.

Para fazer as pizzas: ligue o forno nos 210º. Forre um ou mais tabuleiros com papel vegetal e leve as tortilhas ao forno durante cerca de 3/4 minutos para ficarem mais crocantes.
Retire e coloque por cima das tortilhas, espalhando por todo, uma colherada do puré de abóbora. De seguida faça uma camada com fatias de curgete. Espalhe a cebola roxa e termine com o queijo desfeito em pedaços. Leve ao forno uns 10 minutos. Antes de servir, salpique com pimenta preta acabada de moer e espalhe folhas de rúcula.

*Quase de certeza que não vai usar todo o puré nas 4 pizzas. Faça mais pizzas ou dê-lhe outra utilização: sirva-o com um assado ou junte-o à base de uma sopa com sabores de outono. Pode fazer o puré com alguma antecedência, até um ou dois dias antes, e na altura é só montar a pizza e levar ao forno! 

7 comentários:

Unknown disse...

Adorei a receita e a ideia do puré! !!! Do aspecto, nem se fala...simplesmente maravilhoso.

Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

Vanessa disse...

Sou fã incondicional de pizza e à pouco olhei para a minha dispensa e vi tortilhas, algo que tenho sempre em casa. Esta opção parece-me maravilhosa!

Helena Pereira disse...

Ficaram com um apecto delicioso!
Um beijinho
Helena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Que deliciosa sugestão! Eu também costumo usar as tortilhas, tostando-as e servindo como entrada com guacamole e/ou conservas e é delicioso. Mas esta ideia da pizza está muito boa e ainda mais por ser diferente.
Tenho de experimentar esse puré, deve ser maravilhoso. ;)
Um beijinho.

Su Delícia disse...

Gostei da sugeatao!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Marmita disse...

As melhoras Teresa. Adorei a sugestão, deve ficar uma pizza meia agridoce. Eu adoro tudo o que é agridoce.. Essa panela é um amor. beijo

Ondina Maria disse...

Tb gosto muito de usar as tortilhas como base de pizza. Mas o meu topping é mais molho de tomate, revilla, feta e rúcula 😍