ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



21.1.15

Post 2 em 1 [doce e bolo de chuchu]







































O chuchu deve ser o legume* que me diz menos.
É desengraçado, às vezes vem com picos chatos, não tem grande sabor, não me lembro de ouvir falar dele quando era pequena e, ainda por cima (eu sou muito sensível ao nome das coisas), tem um nome feio. Chuchu? A sério? Também há quem lhe chame... pimpinela. Não melhorou, pois não? Aliás, nunca percebi porque é que os brasileiros usam a expressão "meu chuchuzinho", detestaria ser comparada a um chuchu, mesmo que de forma carinhosa.

Tudo isto a propósito das receitas deste post, em que o chuchu é a estrela principal. Todas as semanas recebo um cabaz da Prove, que traz legumes e fruta de agricultores aqui da zona (no Norte, bastantes mais legumes do que fruta). E o chuchu tem chegado em grande quantidade. Uso-o na sopa, e às vezes ralado em saladas. Não tenho um grande congelador, por isso conservá-lo desta forma não é opção.

Já tinha tropeçado em algumas receitas de doce de chuchu, mas só agora decidi experimentar, depois de me terem dito que era muito parecido com o doce de chila. E não é que é mesmo?
E para mim, doce de chila não é para comer no pão ou em tostas, é para usar em bolos e sobremesas. E foi isso que fiz: usei parte do doce num bolo de avelãs, sem farinha e sem manteiga. Ficou um bolo húmido, uma espécie de 'toucinho de céu' mais leve, muito bom para acompanhar uma chávena de chá feito com a ajuda da minha (linda) chaleira Le Creuset.

A receita do doce de chuchu, encontrei-a no bonito Sweet Gula, que por sua vez tinha seguido a receita do não menos bonito No Soup For You. Viva a partilha das coisas boas!

*O chuchu é considerado um fruto, mas muitas vezes, para simplificar e nos entendermos, é mais fácil designar como legume todo o fruto que não é doce (tomate, pimento, beringela, chuchu, etc.)...















DOCE DE CHUCHU
(receita encontrada aqui)

700 g de chuchu descascado e ralado em fios (é o que vai fazer com que fique parecido com o doce de chila)
350 g de açúcar (a receita original pede um pouco menos de açúcar e usa açúcar amarelo, eu usei do branco)
1 casca de limão
1 pau de canela

Eu usei a Bimby: junte no copo todos os ingredientes e programe 30 min/100º/Veloc. colher inversa.
Quando terminar, programe mais 30 min/Temp.Varoma/Veloc. colher inversa.
Descarte a casca de limão e o pau de canela e guarde em frascos esterilizados. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico.

Método tradicional:
Leve ao lume num tacho o chuchu ralado, juntamente com os outros ingredientes. Vá mexendo, sempre em lume brando, durante cerca de 1 hora, até estar no ponto. Descarte o pau de canela e a casca de limão, coloque em frascos esterilizados, deixe arrefecer e conserve no frigorífico.


BOLO DE CHUCHU E AVELÃ

5 ovos (usei caseiros, que conferem ao bolo uma textura mais húmida e compacta, para além das outras vantagens)
120 g de açúcar
250 g de doce de chuchu
200 g de miolo de avelã torrado e moído
Açúcar em pó para decorar

Pré-aqueça o forno nos 170º função ventoinha e forre o fundo de uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com papel vegetal. Unte bem com manteiga e polvilhe com farinha ou use spray desmoldante.
Bata bem os ovos com o açúcar. Junte a avelã moída (eu usei avelã torrada que moí na Bimby) e por fim junte o doce de chuchu, tendo o cuidado de o desfazer e espalhar bem pela massa. Verta na forma e leve a cozer durante cerca de 45 minutos (eu cozi a 170º com a opção 'ventoinha' ligada; se não tiver esta opção, aumente a temperatura para 180º ou 190º, mas talvez tenha de cozer durante mais alguns minutos. Quando pronto o palito deve sair praticamente seco - podem vir algumas migalhas agarradas, porque é um bolo húmido - e deve ter um dourado acastanhado bonito. Deixe arrefecer (o bolo fica mais saboroso no dia seguinte) e polvilhe com açúcar em pó.


16 comentários:

Marta Dionísio disse...

O doce de chuchu já provei, e gostei, apesar de não ser grande apreciadora de doce ou compotas, mas em bolo nunca provei, e fiquei realmente curiosa.
A decoração do bolo ficou tão linda!....

Ruth Miranda disse...

Não sou fã de chuchu, mas de doce de gila sou, e se é parecido já me parece melhor. Eu gosto do nome pimpinela, lembra-me o Pimpirnela Escarlate ahahahahah!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Diogo Marques disse...

Ficou bom para "chuchu"!! Adorei, ficou lindo! :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Anónimo disse...

Olá Teresa,
Estou em absoluta sintonia contigo no que diz respeito ao chuchu. Nome ridículo é difícil de descascar ;)
Mas acho ótimo nas sopas. Se dizes que fica semelhante ao doce de chila, acho que vou experimentar, pois sou absolutamente fã da China precisamente para usar em sobremesas, mas nunca me atrevi a fazer, até porque o da Nelinha é absolutamente irrepreensível. E em equipa que ganha não se mexe, certo?
Um beijinho,
Guida

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Teresa,

Esse doce é mesmo fantástico, fiquei fã desde a primeira vez que usei a receita da Susana. E apesar de concordar contigo, quando dizes que o doce de gila é mais para ser usado em receitas de sobremesas, e apesar da textura deste doce ficar muito parecida ao doce de gila, a verdade é que eu gosto de o comer assim só, com tostas ou à colherada, mesmo.
Mas adorei a receita do bolinho, que deve ter ficado para lá de delicioso, uma verdadeira tentação, só de olhar.
Obrigado pela referência. ;) E as fotos estão lindas, assim como é linda a tua chaleira. :)
Um beijinho.

Su Delícia disse...

Nunca provei o doce, mas esse volo tem um aspecto maravilhoso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Cozinhar sem Lactose disse...

Absolutamente divinal! Como já disse, gosto muito de chuchu mas nunca experimentei fazer doces com ele. Vou guardar estas receitas!

Ondina Maria disse...

se o chuchu não te diz nada, a mim muito menos! Nunca comi e confesso que só de olhar para ele perco toda e qualquer vontade! Se calhar estou a passar ao lado de uma deliciosa iguaria, mas enfim...

PatriciaPinheiro disse...

Ola Teresa,
Adoro o blog e ja à bastante que a sigo assiduamente!
Gostaria de saber como rala o chuchu para que fique aos fios?

Obrigada por partilhar tudas as fantasticas receitas!

Sónia disse...

Adorei tudo! O texto ( ainda há uma expressão brasileira para o chuchu que não foi mencionada...kkkk), a receita e as fotografias. Que lindas!
Obrigada pela partilha
Sónia

Lume Brando disse...

Obrigada a todos pelos vossos comentários!

Ondina: acho que ias ter uma boa surpresa. O chuchu não é tão mau como parece ;)

Patrícia: usei um daqueles raladores manuais de 4 faces, do lado com buracos maiores:
http://www.tramontina.com/produtos/7906-ralador-4-faces

Beijos doces para todos!
Teresa

Marmita disse...

Quando vi esta tua receita no facebook fiquei mesmo curiosa com a utilização do chuchu, o meu marido chama-me muitas vezes chuchu por acaso e tal como tu não acho piadinha nenhuma a este legume e principalmente em descascar que custa horrores. Boa partilha, beijinhos. PS: Chaleira top :D

Luciana Zanotto disse...

O bolo não leva farinha? Fiz... mas não ficou bom... :(

Lume Brando disse...

Olá Luciana,
Não, o bolo não leva farinha de trigo, mas leva a farinha de avelã (avelão moída).
É uma espécie de toucinho do céu.
Há muitas variáveis que podem influenciar o resultado final num bolo.
Fico com pena que não tenha corrido bem, mas tenho a certeza de que não foi a falta de farinha normal...
Terá sido o forno? Estava bem quente quando introduziu o bolo? Terá sido da forma? Muito grande ou muito pequena?
Se me der mais algumas informações, sobre como fez o bolo, talvez a possa ajudar.

Beijinho
Teresa

Unknown disse...

Olá, eu tenho sempre muito chuchu porque planto na minha horta, uso muito tanto em sopa como para cozer com peixe em lugar da batata, aliás enquanto tenho chuchu nunca uso batata. O seu bolo tem um aspeto magnífico, será que é possível usar farinha de amendoa no lugar de farinha de avelã? Obrigada eum bom ano.

Teresa Rebelo disse...

Olá Natália! Peço desculpa por responder só agora!
Pode substituir, sim :)
Beijinho!
Teresa (Lume Brando)