ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



29.1.16

Volta cupcake, que estás perdoado.


















Como em quase tudo, também a culinária se faz por fases ou modas.
Há uns anos um hit em qualquer festa de aniversário, o cupcake depressa perdeu protagonismo, talvez pelas suas coberturas muitas vezes exageradas e enjoativas — até do ponto de vista estético –, talvez pela crescente e generalizada preferência por doces mais saudáveis.

Mas se houver uma festa de aniversário ou um jantar de fim-de-semana especial, temos álibi para voltar a pôr os cupcakes na mesa.
Estes até se comem sem culpa: são feitos com as clementinas inteiras, casca e tudo; a gordura que levam é azeite, e a cobertura (e o recheio) é uma simples ganache de chocolate preto.
Elegantes e deliciosos, tenho a certeza de que irão surpreender todos aí em casa.

Bom fim-de-semana!




















CUPCAKES DE CLEMENTINA E CHOCOLATE
Para 10

3 clementinas (ou tangerinas) pequenas
3 ovos
130 g de açúcar

125 ml de azeite suave
200 g de farinha
1 colher de chá bem cheia de fermento

Para o recheio e  cobertura:
300 g de natas
300 g de chocolate de culinária (mínimo 52% cacau)

Pré-aqueça o forno nos 180º.
Prepare as forminhas de papel e distribua-as pelas cavidades de uma forma para queques.
Lave bem as clementinas e corte-as em quartos.
Retire as pevides que encontrar e triture as clementinas, com a casca, num robot de cozinha ou num liquidificador.
Junte os ovos e o açúcar e bata bem.

Adicione o azeite e volte a bater mais um pouco..
Adicione por fim a farinha e o fermento e bata a uma velocidade baixa ou então envolva estes ingredientes manualmente.
Distribua pelas forminhas de papel (encha-as até cerca de ¾) e leve ao forno entre 12 a 15 minutos.
Entretanto prepare a ganache de chocolate para o recheio e cobertura: parta o chocolate em pedaços e coloque-os numa taça de vidro ou metal.
Leve as natas ao lume num tachinho de fundo espesso, em lume médio, e assim que começarem a querer levantar fervura, coe-as diretamente para a taça do chocolate (coar as natas evita que passe para o chocolate aquela pele branca da gordura que vai ganhando à superfície).
Aguarde um ou dois minutos e depois mexa bem com um batedor de varas até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.
Assim que o creme estiver frio, abra com uma faca de serrilha uma cavidade no centro de cada queque, reservando a massa que retirou, e coloque aí um pouco de ganache. Volte a tapar, pressionando um pouco.
Entretanto, deixe a restante ganache ganhar consistência. Quando vir que está moldável mas que aguenta a forma (pode colocar no frigorífico para acelerar o processo, mas o ideal é atingi-lo à temperatura ambiente), coloque-a num saco descartável de pasteleiro munido de um bico estrela largo, e decore os queques.
Se quando for decorá-los, as formas de papel tiverem começado a descolar, o que por vezes acontece, retire-as e coloque os queques numa forminha de papel nova, para que fiquem mais bonitos.

Receita publicada no jornal Observador em 2/12/2015


6 comentários:

Fátima Fonseca disse...

Que lindos ficaram os teus cupcakes.
Adoro este tipo de cobertura.
Bjs

cozinha100segredos disse...

Adoro cupcakes! No fundo acho que nunca passam de moda! Beijinhos

Ruth Miranda disse...

Como o meu filho adora bolos tamanho pequeno o que faço muitas vezes é distribuir a massa de uma receita de bolo por forminhas pequenas e levar ao forno, e depois digo-lhe q são mini queques e ele fica todo contente. Cobertura é que nunca pnho porque sou altamente preguiçosa ahahahaha. (e uma ganache de chocolate nem sequer chegava aos bolos, que eu dava cabo dela logo, infelizmente, ohohoh)
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Inês Ginja disse...

Houve a febre dos cupcakes pois foi, que passou depressa.
Mas continuo a achar que são super fofos e amorosos. Para festas acho lindos!
Não se podem comer todos os dias, com aquelas coberturas pecaminosas, mas um destes achei perfeito, é bem mais ao meu gosto.
Fruta da época e cobertura simples de chocolate, adorei.
Um beijinho.

Tânia Tiago disse...


Volta, volta que estás perdoado e és tão apetecível. Que bom aspecto. Delicia!!
Bjinhos!!

Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida

Raquel disse...

Eu sou fã de cupcakes. Faço muitas vezes, ao fim-de-semana. Para cobertura uso o merengue, o ganache ou as natas vegetais, de soja ou de côco. Fica uma delícia. Não é preciso o creme manteiga para ficarem deliciosos. O muffin pode ser de qualquer coisa. As possibilidades são infinitas. Laranja, baunilha, chocolate, amêndoa, iogurte, limão, canela, cenoura... e são tão bonitos, quem lhes pode resistir. :) ♥
Os seus estão muito delicados. Muito bom aspeto.