O mais velho fez a sua primeira capicua. Cantaram-se os parabéns no próprio dia com os avós e os tios, festejou-se no dia seguinte com os amigos e no fim de semana haverá cá em casa o tradicional almoço de família (desta vez seremos uns 35 à mesa!)
Três bolos de aniversário, portanto.
Este foi o primeiro.
Julgo que já falei aqui que massas de chocolate não são a minha primeira opção para bolos de aniversário. Porque os bolos de aniversário querem-se altos e com alguma decoração (sobretudo se estamos a falar de uma criança ou pré-adolescente) e para mim os melhores bolos de chocolate são aqueles que se servem como sobremesa: baixos e húmidos. Mas chocolate é o sabor preferido do aniversariante, por isso tinha mesmo de ser.
Conseguir uma massa de chocolate que se adapte a um bolo alto, que dê para decorar e ao mesmo tempo seja húmida e deliciosa não é fácil. Este bolo foi por isso uma ótima surpresa.
Adaptei uma receita base de bolo de chocolate tipo chiffon, que me foi passada há vários anos e consegui um bolo intenso, húmido e bonito. O aspeto, não sendo a característica principal (para mim, o principal, é sempre o sabor) era neste caso importante. Tenho pena de não vos poder mostrar uma fatia do bolo, para verem como estava escuro e húmido.
E como o formato do bolo que escolhi já tinha um certo ar de festa, a decoração foi bastante simples, a comprovar o princípio de que "menos é mais".
BOLO DE CHOCOLATE E AMÊNDOA
4 ovos
1 chávena de açúcar branco
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de óleo de girassol
1 chávena de água a ferver
65 g de chocolate em pó
65 g de cacau em pó
1 chávena de amêndoa moída
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
Chávena = 250 ml de capacidade
Para a decoração:
1 embalagem de cobertura de chocolate da Vahiné
ou 150 g de chocolate de culinária (mínimo 52% de cacau)
Sprinkles/granulado colorido
Pré-aquecer o forno nos 180º
Untar muito bem a forma, sobretudo se usar uma forma com chaminé, como neste caso, e polvilhá-la com farinha, ou então usar spray desmoldante. Eu usei spray desmoldante numa dose mais generosa do que o normal, pois como o bolo é húmido e nestas formas não podemos usar papel vegetal, não quis correr o risco de ficar com partes do bolo agarrado à forma.
Numa taça grande, bater bem os ovos com o açúcar. Juntar o óleo, mexer bem.
Adicionar a água a ferver e mexer vigorosamente.
Juntar o chocolate e o cacau - mexer bem até estarem bem dissolvidos.
Juntar a amêndoa moída, seguida da farinha e do fermento.
Verter para a forma e levar a cozer cerca de 40 minutos, mas vai depender bastante da forma e do forno. Eu usei uma forma de silicone e nestas, normalmente, os bolos cozem mais rápido. Passados 35 minutos, comece a vigiar e faça o teste do palito: espete-o no centro do bolo e, se sair limpo, está pronto.
Retire do forno, aguarde uns minutos, passe uma faca de manteiga pelos lados da forma e desenforme.
Se tiver usado uma forma de silicone, deixe arrefecer na forma, passe depois uma faca de manteiga pelos lados da forma e desenforme.
Depois de frio, pode decorar.
Eu usei uma embalagem desta cobertura que a Vahiné me ofereceu, mas conseguem o mesmo resultado, fazendo derreter em banho-maria 150 g de chocolate de culinária. Depois de bem derretido, é só espalhar com uma colher pelo topo do bolo, fazendo escorrer de vez em quando, para um efeito mais dramático. Espalhe de imediato os sprinkles coloridos (e as velas, se for caso disso), pois o chocolate seca rapidamente.
16 comentários:
Ficou simples e lindo.
Parabéns :)
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
É o tipo de bolo preferido pelos meus filhos. Sem grandes decorações e de chocolate.
Parabéns ao cachopo e aos pais.
Bjoka
Rita
O bolo ficou lindo, e deu imensa vontade de provar!! :)
mas, preciso mesmo de fazer esta pergunta... de onde é o prato do bolo?... :) é lindo!!
Obrigada
Que lindo bolo, parabéns ao aniversariante!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Olá Diana! Muito obrigada pelo seu comentário :)
De facto podia ter mencionado a origem do prato, mas como já o utilizei noutros posts e referi isso, desta vez nem me ocorreu!
É daqui: https://www.facebook.com/cakestandbycocoebaunilha/?fref=ts
Beijinho
Teresa
Bom dia
Parabens pelo seu blog. O bolo de aniversário estava com muito bom aspeto. Fiquei curiosa de gostaria de saber (se possivel), qual a ementa para um almoço de 35 pessoas. Obrigada. Bom trabalho.
Margarida Figueiredo
Com um bolo desses, so pode ser uma grande festa! lindíssimo!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
tão bom!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ps: se estás a pensar viajar só ou acompanhada este ano passa pelo meu blogue amanha que vai ter um desconto extra especial numa agencia fantástica! Podes fazer o teu orçamento e vês se compensa! fica a dica
Muitos obrigada Teresa! e parabéns!! Tudo com óptimo aspecto por aqui! :)
Obrigada a todos pelos comentários e votos de parabéns :)
Margarida Figueiredo: com tanta gente é impossível fazer almoço sentado. É volante e tento ter várias coisas diferentes para agradar a todos. Felizmente conto com a ajuda da família, que trazem algumas "multas". Para prato principal fiz uma grande assadeira de bacalhau com broa e outra de batatinhas assadas, e uma taça de brócolos cozidos a vapor (para os adultos) e para os mais novos, rolos de carne recheados com queijo e batata palha (de compra).
De entradas, entre as que eu fiz e as que trouxeram havia: sopa de peixe, folhado de cogumelos e bacon, salteado de abacaxi e chouriço, rissóis, panadinhos, moelas, salada, pizza. De sobremesas: bolo de aniversário, tarte de coco, tarte de feijão, mousse de chocolate, bolo de chocolate, bolo de bolacha a e muita fruta!
Mas cá em casa, o menu varia sempre de festa para festa ;)
Espero ter ajudado!
Beijinho
Teresa
Olá ;) Parabéns pelo bolo que tem um excelente aspecto :) Gostaria de saber se posso usar uma forma redonda sem buraco.. Muito obrigada
Olá :) neste momento tenho em casa, óleo de amendoim, é possível usar este em substituição do óleo de girassol? Obrigada
Bom dia Teresa, obrigada pela dica da ementa. Normalmente para festas volantes e para o prato quente, faço uma receita de bacalhau (retiro sempre a pele e espinhas), ou arroz de pato (dão fartura).
Continue a deliciar-nos com belas receitas.
Fique bem.
Margarida Figueiredo
Obrigada pelas sugestões, Margarida, parecem-me muito bem esses pratos :)
Cláudia M: peço desculpa responder só agora! Sim, pode usar óleo de amendoim e usar uma forma sem cone!
Beijinhos
Teresa
Obrigada Teresa, ainda foi a tempo :) vou fazê-lo agora ;)
Beijinho
Simples e perfeito.
Devia estar delicioso.
Enviar um comentário