ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



1.9.16

Começar setembro a petiscar.
















Setembro chegou, mas depois de um inverno tão prolongado como este último, acho que ninguém quer ouvir falar de outono.
O tempo parece estar do nosso lado e espero que assim continue nos próximos dias, pois seria sinónimo de um regresso às aulas menos contrariado. Cá em casa não temos crianças com saudades da escola (ainda estou a decidir se isso é bom ou mau), no mais velho há até alguma rejeição. Mas com sol tudo parece mais fácil e enquanto não muda a hora sempre dá para esticar um pouco o tempo de brincadeira, por isso S. Pedro, I'm counting on you!

E é para aproveitarmos o verão até à última gota de cerveja gelada (ou de limonada, para quem preferir), que trago a minha receita de guacamole, provavelmente igual ou parecida a tantas outras. Afinal, guacamole é uma mistura de abacate, tomate e cebola, e é nas ervas e nos temperos que esta receita de origem mexicana normalmente varia. Os cominhos, por exemplo, nem sempre aparecem, mas provei um guacamole com cominhos em casa de um primo, gostei muito e por isso agora uso também (só uma pequena pitada).

Esta é a versão que levei ao Fresquinho, um evento do Festival oito24 em que tive o prazer de participar e de já falei aqui. É uma receita perfeita para o fim de semana que aí vem, até porque daqui a algum tempo os (bons) tomates desaparecem das prateleiras. 

Nas fotos aparecem aperitivos de milho de compra, mas no showcooking servi-os com pão de milho. Aconselho mesmo a experimentarem: torrem fatias de broa de milho, por exemplo, e sirvam-nas como acompanhamento do guacamole: delicioso e bastante mais saudável.

Ah, só por curiosidade, consta que o nome guacamole é uma evolução da palavra original, de um dialeto azteca, que juntava as palavras antigas 'ahucatl' (abacate - aguacate em espanhol) e 'molli' (molho).















GUACAMOLE

1 abacate maduro
2 tomates-chucha maduros ou 1 tomate coração de boi médio-grande maduro ou o equivalente em tomates-cereja
1 cebola média finamente picada
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
Sumo de lima ou limão
Azeite qb
Sal marinho qb
Pimenta preta moída na hora qb
Cominhos em pó qb

Descascar e descaroçar o abacate. Regar com sumo de limão (ou lima) e picá-lo finamente sobre uma tábua de cozinha (deve ficar uma espécie de puré grosseiro), passando-o depois para uma taça.
Picar a cebola e o tomate finamente e juntar ao abacate. Mexer bem e juntar um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta preta, um pouquinho de cominhos em pó e mais sumo de limão ou lima, se for caso disso. Juntar por fim os coentros picados. Envolver tudo muito bem, provar e retificar os temperos e passar para a taça de servir.
Acompanhar com aperitivos de milho ('tortilhas') ou fatias de pão de milho torrado.

Receita atualizada em 6/9/2016.


6 comentários:

Ruth Miranda disse...

POis... eu estou a pedir o Outono, sinceramente ahahaha. Quero umas temperaturas mais fresquinhas, quero as folhas a cairem e um ventinho a soprar, quero umas nuvenzinhas no céu e o cheiro a terra molhada da primeira chuvada de fim de Verão... mas acompanhado de um belo guaca como este!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt

Patanisca disse...

Adoro, muito fresco e delicioso!

Unknown disse...

É um dos meus petiscos preferidos. Muito bom. O meu guacamole é muito identico. Para mim os cominhos são indispensáveis, muitas vezes não aparecem nesta receita. Ponho um pouco de alho picado. Beijinho

As receitas lá de casa disse...

Que boa sugestão. Simples e deliciosa... cá por casa o regresso também se divide entre ansiedade e desânimo! Mas tem que ser! Bom recomeço!

Alho Francês disse...

Guacamole é daqueles "petiscos" que não me importava de comer todos os dias! Adoro!
Alho Francês - Blog Verde

Tânia Tiago disse...

E que belo petisco. Ficou fantástico.
Beijinho!!!

Bimby & SAbores da Vida