ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



26.8.16

O bom sabor das férias.





























De  volta à rotina, depois de uns deliciosos dias de férias em família, trago-vos receitas da época, perfeitas para encerrarmos agosto em grande.

Todos os nossos verões têm ficado marcados por uma ou duas receitas, que as férias ajudam a colocar na categoria dos hits desse ano. Foi o caso desta já antiguinha salada de figos, presunto e queijo de cabra, dos granizados de espumante no ano que em que comprei a Bimby, ou dos tomates-cereja assados, que ainda hoje são das minhas iguarias favoritas.

2016, por sua vez, vai ficar associado a estes camarões crocantes [com maionese de coentros] e a esta limonada de pepino, tantas foram as vezes que os fiz. Uma dessas ocasiões foi no Fresquinho, um evento gastronómico integrado no Festival oito24, em Espinho, no qual tive o prazer de participar com um showcooking, no início de agosto.

Sei que sou suspeita, por gostar tanto de cozinhar (e de comer!), mas acredito que as memórias ligadas aos sabores e aos aromas da comida são aquelas que nos proporcionam as recordações mais reconfortantes. Por exemplo, há um cheiro característico de café, que só raramente vem até mim, e que me faz recuar aos dias em que eu, pequenita, brincava em casa de uns tios queridos. É uma sensação tão boa. Um pouco nostálgica, é certo, mas capaz de me transportar a momentos muito felizes.

Com as receitas das férias é um pouco a mesma coisa e não há fotografia que chegue ao poder interior de uma memória cheia de sabor, sobretudo se tiver sido construída num momento de partilha e 'pura vida', para usar a expressão da Costa Rica, um país que quero muito visitar.

Mas claro, as imagens ajudam a manter as lembranças vivas, e cá estão elas: as fotos e as receitas dos pedidos que mais vezes chegaram à cozinha do Lume Brando por estes dias.

Espero que gostem e, já agora, me contem quais as vossas receitas favoritas deste verão. E fica a promessa: em breve partilho as outras duas receitas que levei ao showcooking de Espinho: guacamole com pão de milho torrado. Yummy!




CAMARÕES CROCANTES NO FORNO COM MAIONESE DE COENTROS
P/ cerca de 4 pessoas como entrada/aperitivo

500 g de camarão 60/80, idealmente com casca
1 chávena almoçadeira de pão rústico ralado em casa (aromatizado com alho e salsa, por ex.)
1 fio de azeite
Sal qb
Pimenta preta acabada de moer qb
Raspas de limão qb

Para a maionese:
1 ovo à temperatura ambiente
200 ml de óleo de girassol
40 ml de azeite extra virgem
1 colher de sobremesa generosa de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de coentros picados
1 colher de chá de ketchup (opcional, mas recomendável)
Raspa de limão qb
Sal qb
Pimenta preta acabada de moer qb

Pré-aqueça o forno nos 200º.
Descasque os camarões. Seque-os bem em papel de cozinha, coloque-os numa taça e envolva-os num fio de azeite. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta preta, junte um pouco de raspa de limão e envolva-os por fim no pão ralado.
Coloque-os num tabuleiro grande, sem ficarem sobrepostos, e leve-os ao forno durante cerca de 8 minutos. A meio da cozedura, vire os camarões para que fiquem crocantes por todo (os camarões devem ficar com uma textura al dente e o pão ralado deve ficar seco e dourado). No último minuto, passe a assadeira para um nível superior e ligue a função grill com ventoinha, para acelerar e garantir que o pão ralado fica o mais crocante possível.

Entretanto, prepare a maionese.
Comece por picar os coentros e reserve.
Coloque o ovo no copo da varinha mágica. Junte a mostarda, um pouco de sal e pimenta preta, o óleo e o azeite. Mergulhe a varinha mágica no copo, ligue-a e, lentamente, vá emulsionando a mistura, num movimento de baixo para cima. Quando estiver bem ligada, passe para uma taça e junte o ketchup, os coentros picados e as raspas de limão. Prove e retifique os temperos, se for caso disso. Sirva com os camarões acabados de sair do forno.

Notas:
- Como repeti várias vezes a receita já depois de a ter testado e levado ao Fresquinho, fui fazendo ajustes e talvez não esteja totalmente igual à que foi facultada aos espetadores do festival;
- O passo de secar bem os camarões é fundamental para que fiquem crocantes;
- Se usarem camarão com casca, aproveitem as cabeças e as cascas para fazer um fumet simples e depois utilizem-no numa sopa de peixe ou marisco.





LIMONADA DE PEPINO
Para uma dose generosa, a servir num dispensador de bebidas

Cerca de 3 litros de água (de preferência fresca)
Sumo de 2 ou 3 limões, consoante o seu seu teor de sumo
1 pepino
Açúcar amarelo a gosto
2 paus de canela (opcional)
Gelo

Descasque o pepino como se fosse para salada, deixando algumas linhas de casca, e corte-o às rodelas finas. Coloque-as num jarro grande ou dispensador de bebidas.
Junte o açúcar, os paus de canela partidos ao meio, o sumo de limão e a água fresca.
Mexa bem e prove para ver se necessita de mais açúcar, mais água ou mais sumo de limão.
Deixe repousar uns 30 minutos, para que o sabor do pepino e da canela se difundam.
Junte bastante gelo, mexa bem e sirva.

Notas:
- Como repeti várias vezes a receita já depois de a ter testado e levado ao Fresquinho, fui fazendo ajustes e talvez não esteja totalmente igual à que foi facultada aos espetadores do festival;
-  A adição do pepino transforma completamente a limonada, dando-lhe uma frescura extra surpreendente;
- A canela não é absolutamente essencial mas confere à limonada um toque exótico bastante interessante, sobretudo para quem gosta desta especiaria.







1 comentário:

Marmita disse...

Fiquei fascinada por esta tua limonada, adoro limonadas e por acaso estou com imensos pepinos lá por casa! Tal como tu estou de regresso, custa mas ao mesmo tempo sabe bem voltar à rotina do dia-a-dia, beijos!