ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



13.4.09

Hello!



O bolo de aniversário da M.
Fazer e decorar o bolo da minha sobrinha mais nova foi uma grande aventura. Até agora só tinha feito bolos de aniversário para os meus rapazes e sempre muito simples. Mas como havia esta forma em casa da minha mãe, achei que tinha de tentar fazer uma Kitty. Um pouco aldrabada, é certo: a Kitty não tem queixo! A parte mais complicada foi escolher a cobertura branca e aplicá-la. Açúcar em pó? Chantilly? Claras em castelo? (estas opções não me pareciam grande coisa, mas a minha inexperiência dizia-me que ainda era cedo para tentar a pasta americana ou para experimentar fazer um glacé). Por fim decidi-me pelo chocolate branco de culinária. Nunca tinha usado chocolate branco e digo-vos: não é lá muito fácil. Seca muito rapidamente o que faz dos retoques uma opção ainda pior do que deixar ficar as imperfeições. O que for para aplicar tem de ser colocado logo ou então começamos a repuxar a cobertura, como me aconteceu nos bigodes do lado direito (nota-se!). Mas no geral a gata até ficou castiça. O individual rosa vivo de plástico do Ikea, esquecido numa gaveta, fez de naperon e ajudou à festa. Mas tão ou mais importante do que o aspecto do bolo, é o sabor. E esse foi aprovadíssimo, o que me deixou ainda mais contente. Por dentro, o bolo era um 'bolo mármore' amanteigado - uma receita do Tesouro das Cozinheiras, que resulta muito bem em bolos que se queiram decorar. Como a forma ainda é grande e queria um bolo alto, fiz o dobro da receita.

150 g de manteiga
175 g de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado (usei 'confeitos de baunilha' - um pó fino e brilhante)
3 ovos
250 g de farinha
1 colher de sopa de crescente (julgo que este é o termo antigo para fermento em pó)
1,5 dl de leite
1 pitada de sal (não pus uma vez que a manteiga já tinha sal)
2 colheres de sopa de bom cacau (usei chocolate em pó)
(a receita original leva ainda uma colher de café de café em pó, mas nunca ponho)

Bate-se a manteiga ou margarina amolecida até ficar em creme e incorpora-se-lhe o açúcar baunilhado, os ovos batidos inteiros e a farinha e o fermento peneirados juntos. Mistura-se bem, adiciona-se-lhe o leite e o sal. Unta-se muito bem a forma, polvilha-se de pão ralado (eu uso farinha) e enche-se com 2/3 da massa. Ao resto da massa junta-se o cacau e verte-se sobre a outra massa. Com um garfo misturam-se as duas massas ligeiramente, de modo a que a massa fique marmoreada (eu vou vertendo alternadamente as duas massas). Cozer em lume médio (no meu forno 180º é o ideal, uma vez que a minha grade mais central fica um pouco abaixo de meio e por isso acaba por cozer mais lentamente), cerca de 50 minutos ou até o palito sair seco do centro do bolo.

Ah, na cobertura, para além de chocolate branco (Pantagruel), usei chocolate de culinária Nestlé (para mim, de longe, o melhor de todos), que derreti com um pouco de leite no microondas. O chocolate branco derreti com um pouco de manteiga e leite em banho-maria, mas já depois desta aventura, disseram-me que juntar um pouco de água dá bom resultado. Os bigodes são Mikados, os olhos são M&M's de amendoim e o nariz teve de ser um Smartie - distraí-me e os gulosos lá de casa comeram-me os M&M's quase todos!

3 comentários:

Unknown disse...

Tecas, juro-te que quando vi as fotos do bolo de domingo do B. pensei em comprar uma forma como esta, em forma de gatinha, para fazer o bolo do primeiro aniversário da minha filha Sofia (bem, o aniversário é só em Novembro, mas gosto de pensar na coisas com antecedência ;)
Tive esta ideia porque as minhas sobrinhas têm 6 anos e adoram a gata kitty. É muito menina...Portanto, muito obrigada pelas dicas. Se calhar acho mais fácil fazer a parte branca com chantily..não sei! No bolo do B. qual foi a cobertura? Era amarela, parecia creme de ovo.

Sónia Gomes disse...

Ah! Esqueci-me de dizer que o individual cor de rosa ficou o máximo. Deu muita vida e um toque especial ao bolo.

Teresa Rebelo disse...

Obrigada! O bolo do B. era de nozes, feito por uma tia minha. A cobertura leva gemas, açúcar e nozes também, posso pedir-lhe a receita!