ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



26.7.09

It's picnic time #1




Para os meus lados, e desde que há miúdos pequenos, os piqueniques voltaram a estar na moda. Se o tempo deixar e o local for bem escolhido, é uma óptima maneira de entreter as pestinhas e de juntar a família ou os amigos, sem aquele medo preguiçoso de que vamos ficar com a casa em pantanas.
Chega-se ao final cansado (sobretudo quando se passa o dia ou as horas que o antecedem a preparar petiscos), mas com a sensação de que valeu a pena!

Salada fria de cuscuz

(para 10/12 pessoas)

400 g cuscuz pré-cozido
(preferencialmente Tipiak)
400 ml de água a ferver temperada com azeite e sal
4 dentes de alho picados
150 g de bacon
1,5 fatias grossas de fiambre (cerca de 1 cm de altura, partidas aos cubinhos)
3 latas pequenas de milho (preferencialmente Bonduelle)
2 latas pequenas de ervilhas (preferencialmente Bonduelle)
1 pimento vermelho
Azeite
Vinagre de sidra
Sal


Preparar o cuscuz conforme as instruções da embalagem (ferver água temperada com sal e azeite - 1 colher de café de azeite por pessoa; retirar do lume, verter sobre o cuscuz e deixar repousar uns 10 minutos; depois deste ter absorvido a água, separar os grãos com um garfo e reservar).
Entretanto, levar ao lume um tacho grande ou um wok e num fundo de azeite saltear o alho picado e o bacon aos cubinhos.
De seguida, juntar o pimento vermelho aos cubinhos até amaciar um pouco.
Juntar o cuscuz e envolver bem, rectificando o sal, se for caso disso. Deixar que o cuscuz salteie por um minuto ou dois, retirar do lume e deixar arrefecer.
Antes de servir
(ou antes de guardar no recipiente onde vai ser transportado, caso seja para um piquenique), juntar o fiambre partido aos cubos e por fim o milho e as ervilhas devidamente escorridos. Temperar com um fio de vinagre, envolver tudo... e já está!

4 comentários:

Tangerina disse...

Parece que estávamos sintonizadas :)) Esqueci-me de referir no meu post, mas esta marca também é a que mais gosto.

Beijinhos,
Carlota

Teresa Rebelo disse...

:-)
Por acaso, o cuscuz da foto é da marca de massas Panzani, mas de facto gosto mais do Tippiak!

Paulov disse...

Cara Tecas,

ainda esta tarde comentei com a Lisete e o Paulo Vieira que duvidava que o seu couscous fosse tão bom como o meu. Após detalhada atenção aos ingredientes e ao processo, sou mesmo obrigado a admitir que o seu couscous está a algumas léguas do meu. Mas não fique aborrecida; é que eu sou especialista em couscous...

Teresa Rebelo disse...

Caro Paulov: esta é apenas uma das várias maneiras de comer cuscuz, muito longe da sua utilização tradicional. Fiquei curiosa em relação à sua receita. Não quer partilhá-la? :-)