ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



12.7.09

Regresso ao passado.



As saudades que eu tinha deste gelado!
Lembro-me de ter aí uns 10 anos e fazê-lo com as minhas primas e a nossa tia N. nas férias grandes.

A receita estava num livro delicioso (sobretudo para os padrões da época) que acabou por desaparecer, mas cujo título nunca mais esqueci: "As 100 mais famosas sobremesas do mundo".

Há uns três ou quatro anos, numa Fnac ou outra livraria do género, deparei-me com um livro com esse título e nem pensei em folheá-lo. "Mmmm, não me lembro desta capa, mas ok, a outra edição tinha muitos anos, é normal que o actualizem", pensei eu.

Comprei-o toda contente mas quando cheguei a casa apanhei uma grande desilusão: não encontrei a receita do sorvete nem conseguia identificar outras receitas do livro antigo, para além do conceito me parecer diferente. Neste livro que eu tinha comprado as receitas estavam associadas ao seu país de origem e não me lembrava que o outro fosse assim.

Nunca me debrucei muito sobre o mistério, que ainda se mantém, mesmo depois de um destes dias ter descoberto um exemplar do livro antigo em casa da minha sogra*. Que alegria!

Passei a receita para uma folhinha e toca de chegar a casa e matar saudades.

Sorvete das ilhas

1 copo de sumo de laranja (natural)
1 copo de sumo de limão (natural)
1 copo de banana aos pedaços
250 g açúcar em pó

(achei um exagero, pus só 230 e ainda assim achei que podia ter menos açúcar, talvez o copo que usei como medida - um de plástico do Ikea da colecção das tacinhas da foto - fosse pequeno)
1 clara de ovo

Juntar o açúcar às frutas e bater bem no liquidificador
(eu usei a Bimby, mas lembro-me que era a varinha mágica que usávamos). Levar uma hora ao congelador. Passado este tempo voltar a bater o preparado, juntando a clara batida em castelo. Verter para cuvetes de gelo e voltar a congelar. Para servir, colocar os quadradinhos de sorvete em copos altos de vidro.

Com dois filhos pequenos sempre a solicitar atenção, achei que não ia conseguir passado uma hora mexer o sorvete e voltar a congelar, por isso resolvi colocar logo de início a clara e levar a congelar nos recipientes finais. Dividi o preparado por forminhas de gelado e por uma cuvete com buraquinhos em forma de estrela e ficou tão giro quanto yummie!

*O da minha sogra, que é igual ao que eu conhecia da minha infância, é do Círculo de Leitores e tem aí uns trinta anos. No entanto, já fui ao site do Círculo e o livro que têm lá é igual ao que eu tenho, que é este aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Este fim-de-semana fiz este gelado para a pequenada cá de casa. Comentário da Rita: "Yum, Yum, yum delicious!"
Um sucesso! Os adultos também se regalaram e já estou a pensar nas inúmeras variantes que posso fazer com outras frutas ;o)

Teresa Rebelo disse...

Quem bom :-)!