ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



7.9.09

Um livro, uma receita #9






Mais um livro oferecido por alguém especial: a minha amiga F., que agora passa mais tempo em terras do tio Fidel do que cá e se tem especializado na 'cozinha criativa de baixos recursos', uma vez que em Cuba não há a variedade nem a fartura de ingredientes a que por estes lados estamos habituados. Provavelmente, nem esta simples tarte de pêra a F. irá conseguir fazer, pois julgo que me disse que lá não há pêras. Talvez a possas substituir por algum fruto tropical, F.!

"Do mercado para a sua mesa", de Joanne Harris e Fran Warde, é um livro bonito e inspirador. A desvantagem de não apresentar fotos para todas as receitas é compensada pelos textos sobre a região francesa da Gasconha, os seus mercados e tradições culinárias.
Joanne é também autora de romances famosos como "Chocolate", "Cinco quartos de laranja" ou "Vinho Mágico.

Esta tarte, uma receita bem tradicional da cozinha francesa, que surge da adaptação das também famosas pêras Belle Hélène, serviu para usar algumas das muitas pêras que têm saído do generoso quintal paterno. Ficou boa, mas devo avisar que é um bolo seco, mesmo com as pêras no seu interior. Se for para comer à sobremesa, o melhor mesmo é seguir a sugestão das autoras e acompanhar com uma bola de gelado de baunilha e raspas de chocolate preto.

Tarte Belle Hélène

Para a massa areada doce:
60 g de manteiga + 1 pouco para untar
140 g de farinha
50 g de açúcar em pó + um pouco para polvilhar
1-2 gemas de ovos médios


Para o recheio:
3 pêras maduras (usei 4 médias)
75 g manteiga
75 g de açúcar
1 ovo
20 g de amêndoa ralada
(não usei)
75 g de farinha com fermento
1/4 de colher de chá de fermento em pó
25 g cacau
50 ml de leite


Untar com manteiga uma forma redonda de fundo amovível.
Para a massa de baixo, deitar a farinha numa tigela grande, adicionar a manteiga e ligar com as pontas dos dedos até obter a consistência esfarelada. Juntar o açúcar em pó. Bater as gemas e adicionar ao preparado, ligando com uma espátula de metal num movimento de corte até se formar uma bola de massa
(confesso que aqui tive de usar as mãos, porque a bola custou a formar-se "sozinha").
Envolver em película aderente e guardar no frigorífico durante 30 minutos.
Passado este tempo, polvilhar uma superfície com açúcar em pó, estender a massa, dar-lhe o formato redondo da base da forma e forrar esta base com a massa, pressionando com os dedos. Leve ao frio mais 30 minutos.
Entretanto, ligar o forno nos 190º.
Lavar, descascar e cortar as pêras ao meio
(eu parti em quartos) e colocá-las na forma sobre a base de massa, com a parte redonda para cima.
Misturar a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicionar o ovo e bater, juntando de seguida as amêndoas raladas
(saltei este ponto). Juntar a farinha, o fermento e o cacau e incorporá-los juntamente com o leite.
Deitar sobre a forma e alisar a superfície. Levar ao forno durante 30 minutos, cobrir com alumínio e voltar a cozer por mais 15 mintos. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó antes de servir
(esqueci-me!).

Nota: a quantidade dos ingredientes faz uma tarte relativamente baixa e pequena; para uma tarte mais imponente, o ideal será dobrar os ingredientes (as pêras talvez não seja necessário colocar em dobro!). Pela foto do livro, parece impossível que a tarte tenha sido feita só com estas quantidades e numa forma de 25 cm de diâmetro, o tamanho recomendado.

Sem comentários: