ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



8.9.10

Um livro, uma receita #19





Já falei aqui desta colecção de livros muito apetitosa, que comecei a fazer na Feira do Livro do Porto deste ano. Na altura comprei três, mas entretanto já tenho cinco...

Também já tinha partilhado aqui, como gosto do par 'laranja e chocolate'. Esta mousse estava por isso marcada desde que folheei o livro pela primeira vez.

Muito simples, perfeita para quem gosta de sabor forte a chocolate e não é nenhum exagero calórico: se por um lado leva natas (e imagino que possam ser light ou até de soja, apesar do livro não especificar e eu ter usado das 'normais'), por outro não leva açúcar nem manteiga.

Para a próxima, vou experimentar com o licor de laranja Grand Marnier, que a receita sugere. Deve ficar ainda mais potente!

Mousse de chocolate e laranja*

Para 4 (ou mais, dependendo das tacinhas)

175 g chocolate culinária em pedaços
100 ml de natas
Raspa de 1 laranja

2 colheres de sopa de licor Grand Marnier (não usei)
3 ovos separados
cacau em pó para polvilhar


Derreter o chocolate com as natas em banho-maria, mexendo até ficar bem dissolvido. Deixar arrefecer por cinco minutos e juntar a raspa de laranja e o licor.
Adicionar as gemas uma de cada vez.
Bater as claras em castelo e envolver com cuidado na mistura de chocolate.
Distribuir pelas tacinhas ou ramekins
(deu-me para cinco) e levar ao frigorífico durante 2 horas. Polvilhar com cacau em pó antes de servir (para a próxima vou tentar ainda outra finalização, talvez algo crocante e caramelizado para pôr por cima...)

*Esta não é a receita principal desta página do livro, mas antes uma variação que a autora sugere.

9 comentários:

Isabel disse...

Bom dia Teresa,
esta mousse deve ser uma especialidade! Chocolate aromatizado com laranja deve ser uma combinação surpreendentemente deliciosa. Gosto muito desta rubrica.
Beijinho.

risonha disse...

eu sou perdida por mousse de chocolate.. esta tua receita parece-me muito interessante.

Unknown disse...

Ola Teresa,

Tambem e uma das combinacoes que eu gosto muito. Ja tinha visto essa colecao de livros mas por acaso nunca vi nenhum por dentro.

Beijinhos

Tangerina disse...

Sabes que a minha 1ª memória de vida é de um gelado de chocolate com laranja? Até escrevi isso num sido dos meus primeiros posts.... http://tangerinaaderente.blogspot.com/2009/02/comida.html

Por isso vou com certeza amar esta mousse ;)

Beijinhos,
Carlota

Babette disse...

Que visão!!!!
Vou experimentar certamente!
Um beijinho
Babette

Isabel (pipoka) disse...

Teresa,

Também gosto imenso dessa colecção de livros. São pequenos, mas têm imensas receitas boas, fotos bonitas e... até não são caros.

beijocas

Xana Bértolo disse...

O meu marido adora esta junção de sabores.. Está com um aspecto delicioso...
Tb tenho um desta colecção, o de massas, é óptimo tb :)
beijo

Filipa disse...

Uma das mais perfeitas combinações culinárias: chocolate com laranja! Costumo fazer uma receita de mousse de chocolate com raspas de laranja, mas esta tua parece-me muito melhor! As fotos já me puseram a babar em cima do teclado! Obrigada pela partilha! :)

moranguita disse...

hum teresa que mousse tao boa
eu adoro esta delicia
tenho que fazer:-)