ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



1.2.11

Resoluções de ano novo e palmiers de cogumelos.



O primeiro post do ano.
Sabe bem regressar.

Cozinhar mais, experimentar pela primeira vez pratos há muito fixados na minha to do list e publicar de forma mais regular (para além de tratar de personalizar o cabeçalho do blog!), foram alguns dos objectivos que tracei para 2011.

Com a máquina fotográfica avariada (obra dos meus piratas), talvez tenha de deixar a marinar um pouco mais estes planos.
Ou não. Posso sempre revolver as minhas pastas desordenadas de fotografias e repescar receitas e ideias que, por algum motivo, foram sendo deixadas para trás.

Como estes folhadinhos de cogumelos, que nem são assim tão antigos. Devem ter sido das últimas iguarias que a máquina registou, antes de se fechar numa escuridão total e ser encaminhada para quem, espero, a possa recuperar. Faz-me tanta falta, a tramada da máquina! É que nem sequer tenho um telemóvel com câmara.

A ideia destes folhadinhos tirei-a da Continente Magazine nº4. Na altura em que os fiz, não tinha a revista comigo e acabei por fazê-los de cabeça. Serviram de entrada num almoço de família e fizeram bastante sucesso.
Quanto às quantidades... bem, as quantidades não as sei dizer de forma exacta, porque, como quase sempre, fi-los a correr, sem tempo para medições e apontamentos. Sigam os vossos instintos: é tão simples que não há que enganar.



Palmiers de cogumelos e bacon

1 base de massa folhada rectangular
Cogumelos frescos laminados
Bacon partido aos cubinhos
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Queijo ralado
(mozzarella ou outro)
Sementes de sésamo para polvilhar

Pré-aquecer o forno nos 190º. Levar ao lume numa frigideira anti-aderente o bacon e um pouco de azeite, deixar o bacon fritar um pouco e juntar os cogumelos. Sempre em lume relativamente alto, para que não cheguem a largar muita água.
Juntar umas gotinhas de vinagre balsâmico e deixar cozinhar mais um pouco.
Temperar com sal, se necessário.
Retirar do lume e escorrer se tiver ganho muito líquido.
Numa tábua, picá-los em pedaços uniformes e relativamente pequenos.
Abrir a placa de massa folhada, espalhar a mistura dos cogumelos e por cima o queijo ralado.
Fechar a massa, enrolando ambas as abas mais compridas da massa sob si mesmas, para dentro, até se encontrarem ao centro.
Apertar bem e envolver em película aderente.
Levar ao frigorífico cerca de 20 minutos, para que ao cortar as fatias não se desfaçam.
Depois de refrigerado, retire a película do rolo e corte-o em fatias com cerca de 1 cm/1,5 cm de altura.
Coloque-as na horizontal num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal. Polvilhe cada fatia com sementes de sésamo e leve ao forno até ficarem bem douradinhos e com a massa bem folhada.

PS.: Um amigo e fã do Lume Brando enviou o meu link para o site da Lusitana (farinhas Branca de Neve/Espiga, entre outros produtos), no âmbito da rubrica "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária". E não é que o Lume Brando foi seleccionado?! Daí o selo alusivo a esta acção, que a partir de agora aparece do lado direito do blog. Pelo que percebi, vou receber em breve um cabaz de produtos Lusitana, para pôr as mãos na massa ainda com mais vontade e motivação. Obrigada N., obrigada Lusitana.

6 comentários:

Miguel disse...

Olá bem vinda (de novo),
já tinha saudades dos teus posts.
Adorei a receita, simples e diferente. Parabéns por também teres o selo dos "Melhores Blogues" by Lusitana.
Quanto à máquina... bem... não te digo para "afogares os pestinhas", pois presumo que serão as tuas crianças e as mais queridas do mundo... e uma mãe perdoa sempre um filho, não é? Agora tens é de lhes fazer perceber a falta que faz a máquina depois de eles a terem tranformado talvez em mais um briquedo.

Filipa disse...

Olá! Já fazias falta! E voltaste com uma receita que me deixou cheia de vontade de por o avental! Divina! Parabéns pelo selinho! Um beijinho :)

Luisa Alexandra disse...

Uma óptima sugestão para se começar!

Tangerina disse...

Adorei! Só fiz uma vez palmiers salgados e ficaram com um ar bastante "estranho" ;)

Beijinhos e Bom Regresso,
Carlota

moranguita disse...

se bemvinda:-) e muisto parabens pela distnçao que recebeu
beijinhos

Susana Almeida disse...

Que palmiers originais!! Uma boa receita para um lanche!
bjs