ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



13.7.12

Aromas, afectos e uma tarte de ameixas.










































Há uns tempos, a caixa do correio reservou-me uma surpresa.
Um postal dos CTT informava-me de que havia algo para eu ir levantar.
A letra enviesada do carteiro não me deu certezas quanto ao remetente, mas desconfiei que fosse algo vindo d'A Festa de Babette, esse blog tão simpático, cuidado e genuíno.

Um contentamento interior, difícil de explicar, levou-me o mais depressa possível aos correios, e sim: vinha da parte da Babette!

Dentro de um envelope com marcas de extravio, chegaram, intactos, dois sabonetes lindos, com um perfume delicioso, acompanhados de uma bonita mensagem da Babette.

Entre o Lume Brando e a Festa houve desde o início uma empatia mútua.
Os nossos blogs fizeram-nos chegar uma à outra e, post a post, fomos descobrindo gostos e interesses comuns e cozinhando uma amizade simples e despretensiosa. Mas ainda que um encontro para nos conhecermos pessoalmente tenha estado mais do que uma vez apalavrado, diversas circunstâncias das nossas rotinas agitadas foram impedindo que acontecesse.

Na Páscoa, decidi compensar os adiamentos sucessivos com um pequeno mimo, cujos detalhes podem ver aqui e aqui. E agora, completamente de surpresa, a Babette decidiu retribuir desta forma tão aromática!

Como sei que a Babette gosta de mesas cuidadas e gosta de receber os seus convidados com loiça e flores bonitas, juntei a este post a mesa cá de casa do passado domingo e a tarte improvisada que servi de sobremesa, feita com ameixas do quintal dos meus pais.

Uma forma de agradecer o seu gesto e de lhe dizer que ela é sempre bem-vinda à minha mesa.

Espero que gostes, Babette!

























Tarte tatin de ameixas

500 g de ameixas maduras descascadas e descaroçadas
40 g de manteiga
70 g de açúcar mascavado ou a gosto, de acordo com a acidez da fruta
1 base redonda de massa folhada

Levar ao lume numa sertã a manteiga e o açúcar.
Deixar dissolver e juntar a fruta.
Deixar cozinhar lentamente até espessar e caramelizar levemente.
Entretanto ligar o forno nos 180º.
Verter a fruta e os sucos sobre uma tarteira e tapar com a base de massa folhada.
Levar ao forno até a massa estar bem dourada e folhada, cerca de 35 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e virar com cuidado para um prato de servir.
Servir ainda morna com gelado de nata ou baunilha.

6 comentários:

Sofia.Lopez disse...

Uma linda amizade com gestos cheios de ternura :)

A tarte ficou com um aspecto maravilhoso! Gostei muito, principalmente da cor...
beijinhos

Delícias da Pipas disse...

realmente a internet também tem coisas muito boas. Tambem tenho feito lindas amizades graças a este mundo.
A tarte está linda e a mesa fantástica:)

Babette disse...

Teresa:
Apanhaste-me a mim completamente de surpresa!... Que bom ver o meu mimo no meio de tantas palavras bonitas e de uma mesa bem posta.
As afinidades sentiram-se logo. E vamos somando afectos, que é o mais importante. Uma amizade que hoje teve direito a tartes dos dois lados. Mais outra empatia, ou pura coincidência?
Ume beijo e obrigada!
Babette

Vera disse...

olá,
que bonita surpresa a da babette que te enviou os sabonetes e a tua...que lhe retribui-te neste post !!

Marmita disse...

Acho que meio mundo gostou :) Por isso toda a por uma mesinha dessas para cada uma de nós! um beijo

Blog do Chocolate disse...

Teresa,

Que linda tarte de fruta, bem colorida e enriquecida com gestos de amizade e carinho por alguém que, embora não conheça, já se tornou parte do seu coração. :)

É muito bom presenciar um relacionamento assim, que começa do nada e vai evoluindo para uma cumplicidade imensa.

Sem dúvida que a Babette ficou orgulhosa deste seu bonito gesto.

Beijnhos