ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



18.10.13

O Mercado de Sabores/porto.come e um miminho de chocolate e limão.

Parece que foi ontem, mas já passaram quase duas semanas desde o Mercado de Sabores do Continente/porto.come.
Finalmente consegui descarregar as fotos e escrever algumas linhas sobre esta fantástica experiência.
Mais abaixo, podem encontrar a receita que apresentei: umas caixinhas de chocolate com lemon curd e framboesa.
































Na verdade, o primeiro fim-de-semana de outubro foi tão intenso que nem sei por onde começar.
Apesar do meu showcooking ter sido no domingo, estive na Alfândega do Porto também na sexta, a assistir à participação da Joana do Le Passe Vite, e no sábado, para ver em acção a Maria João, do Clavel's Cook. Ambas apresentaram receitas deliciosas que pude provar!
E no domingo, ainda consegui assistir ao showcooking da Inês do Ananás e Hortelã. Fiquei com muita pena de não ter estado presente nos showcookings da Isabel, do Cinco Quartos de Laranja, e do Filipe, do Chilli com Todos, mas com os compromissos de fim-de-semana dos meus rapazes, era mesmo impossível conciliar tudo.

Mas nem só de showcookings vive o Mercado de Sabores, e este ano o evento reservava ainda mais surpresas e animação do que em 2012.  Mais bancas, mais produtores, mais petiscos, zonas de degustação dos produtos Continente, animadores vestidos de cantores famosos, discoteca da Popota para os mais pequenos (este ano, o tema do evento era a Música), artistas a grafitarem ao vivo, passatempos em vários pontos do recinto, e de certeza que devo estar a esquecer-me de alguma coisa, tal era o ritmo alucinante do ambiente que se viveu na Alfândega durante aqueles dias.

Relativamente à minha participação, e apesar de algum nervosismo nos primeiros minutos, acho que correu bem, em parte devido à preciosa ajuda de dois alunos da Escola de Hotelaria do Porto - os simpáticos e dinâmicos Rodrigo e Lucas - a quem eu desejo o maior sucesso profissional.

E porque o post já vai com muitas linhas e temos de passar à receita, quero dizer obrigada à organização, pelo convite e toda a simpatia, agradecer também aos familiares e amigos que me acompanharam neste desafio, e dizer-vos que o melhor do evento - para além da emoção de estar atrás daquele balcão e palco enormes - foi ter podido reencontrar algumas pessoas e conhecer outras que comungam desta paixão pela cozinha e gerem blogs e projetos inspiradores. Para além dos autores dos já referidos Le Passe Vite, Clavel's Cook, Chilli com Todos e Ananás e Hortelã, estive ainda com a Luísa de No Mundo de Luisa, a Naida do Frango do Campo, a Rosa do Be Nice Make a Cake, a Ana do Petiscos&Miminhos e a Joana do Coentros & Rabanetes.

Um fim-de-semana tão delicioso, como a sugestão que se segue...

Nota: a foto da minha participação foi retirada da página 'Chef Online' do Continente.








Caixinhas de Chocolate com lemon curd e framboesa


Caixinhas de chocolate*
Lemon Curd**
Framboesas frescas
Açúcar em pó

 *Podem ser de compra ou então, seguir esta receita:

Chocolate de culinária (100 g para aprox. 14 forminhas)
Forminhas de silicone ou papel (tamanho miniqueques ou brigadeiros)

Partir o chocolate em pedaços e levar a derreter em banho-maria (atenção que a água não deve tocar no recipiente do chocolate; este deve derreter apenas com o vapor).
Com uma colher pequena encher o fundo das forminhas e barrar as laterais com o chocolate derretido. Levar ao frigorífico até endurecer. Quanto mais tempo estiverem no frio, mais fácil será descolarem da forma.

**Pode ser de compra ou então, seguir esta receita:

100 ml de sumo de limão
2 ovos L
150 g de açúcar
2 colheres de sopa de raspas de limão
60 g de manteiga à temperatura ambiente

Levar ao lume o ovo bem misturado com o açúcar e o sumo de limão.
Com um batedor de varas, mexer sempre para não ganhar grumos, até engrossar.
Deve demorar cerca de 8/10 minutos. Retirar do lume e incorporar a margarina em pedaços e a raspa de limão. Mexer até a  estar bem derretida e dissolvida no creme. Passar para um frasco esterilizado, tapar, deixar arrefecer e refrigerar. O que sobrar pode ser guardado no frigorífico durante cerca de 15 dias.

Para montar as caixinhas:
Descolar com cuidado as caixinhas de chocolate das formas (caso não use caixinhas de compra) e dispor num prato ou tabuleiro. Com uma colher pequena, encher as caixinhas de lemon curd. Colocar uma framboesa por cima e guardar no frigorífico até ao momento de servir. Polvilhar com açúcar em pó antes de servir.


8 comentários:

Su Delícia disse...

Que lindos miminhos :)
E que belo dia :)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Olá Teresa
Ainda não foi desta que fui assistir a um dos teus workshops. E queria tanto!
Adoro a sugestão, não fosse eu uma rendida ao lemon curd.
Um bj para ti e os teus rapazes.
Guida

Ondina Maria disse...

Ficaram mesmo elegantes: são simples mas delicadas e a combinação de sabores é perfeita. Ficaram mesmo, mesmo bonitas. Não estivesse o transito do horror e eu e a Ana ainda tinhamos chegado a tempo de pelo menos provar uma dessas maravilhas!!!!

frango do campo disse...

que lindas as fotos Teresa :)
Nem me fales desse fim-de-semana. ainda corri para apanhar o teu showcooking mas encontrei a Maria João e a Inês já a regressarem no sentido contrário :(
fica para uma próxima. por agora fico com estas preciosidades para me contentar :) um beijinho

Inês Ginja disse...

Estiveste tão bem!
Foi inspirador ver-te :)
E o docinho que fizeste é super delicado, elegante, é a tua cara.
Um beijinho.

Anónimo disse...

gosto de tudq que faz parabens

Anónimo disse...

tudo o que faz e bom fui ve ia a alfandega e gostei e muito simpatica tambem gosto t de fazer alguma coisa mas nada assim

Anónimo disse...

sou a mae do moreira gosto muito de tudo que faz