ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



5.3.14

A minha primeira granola.




































Como foi possível esperar tanto tempo para fazer granola?
Desde há dois dias, quando finalmente resolvi limpar as prateleiras das embalagens de sementes e frutos secos que por lá andavam perdidas e esquecidas, que me faço constantemente esta pergunta. E não tenho nenhuma resposta que justifique a falha.

Mal publiquei uma foto no fb, recebi vários comentários a avisarem-me de que estava a começar uma viagem tão deliciosa, quanto viciante e sem retorno.
Confirmo: mal os frascos se começaram a esvaziar (assustadoramente depressa), que só penso em fazer mais fornadas e experimentar novas combinações.

A vontade de fazer granola ficou maior depois de ter provado duas granolas de chocolate fantásticas - a da Miss Vite e a da Arlete, que me contou ter aprendido a fazer num workshop da Vera. Como vêem, eu venho tarde, muito depois de outros terem embarcado nesta aventura saborosa e saudável.
Mesmo assim, e apesar da imensidão de receitas disponíveis, achei que esta (adaptada do My New Roots) também tinha o seu lugar. Quanto mais não seja, para me servir de base a novas granolas.

De uma forma muito genérica, a granola é uma mistura de cereais, sementes e frutos secos, que vai ao forno com um adoçante e uma gordura para ligar e tornar a mistura ainda mais crocante, e pode levar ainda, de forma mais opcional, frutas desidratadas e/ou chocolate e/ou 'super-alimentos' como as sementes de chia. No fundo é uma espécie de crumble pronto a usar, que sabe especialmente bem com iogurte e fruta fresca ou compota (espreitem neste post uma combinação vencedora).

Se nunca fizeram granola, não procrastinem como eu. Vejam o que têm na despensa ou comprem quanto antes os vossos ingredientes favoritos e comecem já a revolucionar os vossos pequenos-almoços e lanches.














GRANOLA DE CHOCOLATE
(a partir desta receita de Sarah Britton)

4 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de miolo de amêndoa inteira com pele
1 chávena de miolo de avelã inteira com pele
3/4 de chávena de sementes de linhaça
3/4 de chávena de sementes de girassol
3/4 de chávena de pevides de abóbora
1/3 de chávena de geleia de arroz*
4 colheres de sopa de manteiga**
200 g de pepitas de chocolate preto ou chocolate preto partido em pedacinhos

*A geleia de arroz é um adoçante natural, menos calórico e mais saudável do que o açúcar.
**Da próxima vez vou usar óleo de coco, para uma granola ainda mais saudável.

Pré-aqueça o forno nos 180º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Pique grosseiramente as amêndoas e as avelãs.
Numa taça grande misture-as com as sementes e as pevides.
Num tachinho, levar ao lume a geleia de arroz e a manteiga, em lume médio, até a manteiga ficar bem dissolvida. Verta esta mistura na taça dos ingredientes secos e envolva bem. Espalhe esta mistura no tabuleiro, numa camada uniforme, e leve ao forno cerca de 10 minutos. Retire do forno, mexa, e volte a levar ao forno mais 20/25 minutos, revolvendo de cinco em cinco minutos, para que a granola não queime e possa ficar bem tostada por todo.
Deixe arrefecer e junte o chocolate - se quiserem que fique como a minha, em que o chocolate acabou por derreter e se fundir com os outros ingredientes, juntem quando ainda está morna. Se preferirem sentir os pedacinhos de chocolate, adicionem este já depois da granola ter arrefecido.
Guarde a granola em frascos herméticos.

Notas: da próxima vez irei juntar uma quantidade maior de frutos secos, pois são os meus favoritos.
As frutas desidratadas (sultanas, arandos, figos, tâmaras, etc) e os 'super-alimentos' (como as bagas goji e as sementes de chia) devem ser adicionadas à granola quando esta já estiver fria.



26 comentários:

Caty disse...

Teresa, eu já sabia que ias ficar viciada :)
Eu já não vivo sem granola. Faço há cerca de 2 anos e já a misturei com imensas coisas... iogurtes, frutas, bolachas, saladas... até no arroz já usei.
Benvinda a este mundo de infinitas possibilidades :)
Bj Grd
Carla Calçada

Su m disse...

Ohhh... a perdição da granola! E o melhor de tudo é que assim controlamos nós próprias o que colocamos nela e podemos sempre caprichar nos ingredientes que mais gostamos.
O pior mesmo é parar de comer diretamente do frasco... :)

Kláudinha disse...

eu adoro e em vez de manteiga utilizo azeite... mt menos quantidade e muito boommm :) bjinhos

Helena Mouta disse...

Tem um óptimo aspecto. Acho que um dia destes vou ter que experimentar. A última que fiz foi uma de manteiga de amendoim e chocolate que ficou uma verdadeira perdição, literalmente, de saudável tinha mesmo muito pouco! ;-) Esta parece-me uma óptima maneira de incluir um bocadinho de chocolate no pequeno-almoço sem o transformar numa versão disfarçada de sobremesa.

frango do campo disse...

eu sou completamente viciada em granola :) agora que começaste não vais mais parar, até porque é dificil parar de comer hehe e depois vais sempre descobrindo novos ingredientes :) agora ando na fase que todas as granolas levam quinoa e trigo sarraceno :) ficam tão crocantes, tão boas :)
beijinhos*

Anónimo disse...

Olá Teresa
Depois de começares o vício e a curiosidade de alternativas instala-se. Sei bem do que falo:
http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/04/20/de-manha/
http://niveladorees.blogspot.pt/2011/02/granola.html
Gosto dessa versão com chocolate para momentos mais gulosos ;)
Um beijinho
Guida

Anónimo disse...

Irei experimentar esta versão até porque ando viciada em granola e como diz a Su é mesmo difícil para de tirar só mais um bocadinho do frasco.

Ondina Maria disse...

Eu bem te disse que isto era um vício. Já não passo sem a minha caseira. Gosto de usar azeite em vez de óleo de coco :)

Gori disse...

A granola caseira é mil vezes melhor e mais saudável, só que se torna tão viciante que se come mais do que se devia, bom, pelo menos, eu como! :)
Existem tantas receitas maravilhosas, que a minha lista a experimentar anda a aumentar imenso. A minha última perdição é da autoria da Marcia do Compassionate cuisine, fantástica!
Beijinhos

Lia Lemon and Vanilla disse...

Pois eu não procrastino nada, porque ainda anteontem fiz uma granola divina com mel, flocos de quinoa e outras coisas divinas e esta receita está já na minha lista da a fazer a seguir!!
Beijinhos e muito bem vinda ao mundo maravilhoso da granola.
Lia.

Unknown disse...

Olá Teresa!
Que coincidência! Esta semana, a convite do blog A Menina da Mamã, publiquei uma receita de granola de chocolate, numa versão kids muito saborosa. Inspirada numa receita da talentosa Beatrice do blog Le Tartine Gourmande, arrisquei usar claras de ovo para fazer a ligação dos ingredientes secos (nunca me tinha deparado com tal ideia), o que resultou muito bem, tendo ficado com uma granola sem nenhuma gordura adicionada. Ando em modo granola caseira ultimamente e todas as semanas tenho um novo frasquinho para saborear. Vou levar a sua receita comigo. Parece-me deliciosa!
Um beijinho

http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2014/03/granola-for-kids.html

mgp disse...

Eu disse que era viciante ;)
Sempre que ligo o forno aproveito para fazer granola. Cá em casa há sempre várias qualidades de garnola. As crianças gostam, comem-na à colherada. Experimente juntar aqueles puff de trigo e de millet que vendem nas casas de produtos naturais, fica super crocante.

Inês Ginja disse...

Como te percebo Teresa!
Adoro granola, e às vezes nem faço, para não abusar hehe.
Mas gosto muito desta que fizeste e agora temos de experimentar aquela com o sarraceno!!
Um beijinho.

Lume Brando disse...

Xiii, tantas viciadas em granola, eheheh! Muito obrigada pelos vossos comentários! Vou experimentar as vossas sugestões :)
Beijinhos
Teresa

Coisas e Coisinhas disse...

Por incrível que pareça também nunca fiz e já ando há imenso tempo para experimentar... Mas acho que este post me deu o empurrãozinho de que precisava ;)
Essa está mesmo com um aspeto crocante e guloso, tal como eu gosto :)
Beijinhos,

Vânia
http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

Paula Moita disse...

Olá!
Ando para experimentar a fazer granola já algum tempo. Acho que vou experimentar esta receita que me parece deliciosa! Nham... nham...

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Uma sugestão muito saudável, fico delicioso:)
Aproveito para te convidar no meu passatempo Receita Saudável
que está a decorrer no meu blogue gostava muito que participasses:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html
Beijinho

Sofia disse...

Olá,

já sigo o seu blogue há imenso tempo e adoro cada nova receita.
Esta granola ficou deliciosa e tentadora. Adoro granola e fiz recentemente uns muffins que ficaram uma delícia.

Nunca fiz granola caseira mas vou certamente experimentar a sua.

Beijinhos e parabéns pela receita e pelo fantástico blogue.

Cristina Guimarães disse...

Tenho andado a procrastinar :) Acho que vou ter mesmo que experimentar!

Mafalda disse...

Que aspecto maravilhoso, quase que babei ao ver as fotos : )
Nunca fiz granola mas de certeza que está na altura de experimentar e ficar viciada para sempre, tenho a certeza.
Estou a gostar cada vez mais de adoptar uma alimentação saudável. Estou a começar com os sumos caseiros detox, e o próximo passo será sem dúvida a granola caseira. Vou considerar esta receita como a primeira a experimentar!

http://mundodamafy.blogspot.pt/

Susana Gomes disse...

Sempre bom e sempre diferente. Vou sempre rodando o tipo de flocos que uso, as sementes e frutos secos e assim temos sempre um input nutricional diferente para as manhãs. Acho que todas as receitas que tenho no blogue são com azeite e mel, nessa dupla nunca mexo. nunca experimentei com chocolate, talvez na próxima vez que encher o frasco. ;)

Minutos com os tachos disse...

Que bela granola! ;)

doisigualatres disse...

Uau! Nunca experimentei adicionar chocolate mas vai ser obrigatório experimentar sim! ;)

Lá pelo blog também andamos nas aventuras da granola há pouco tempo e já estamos viciadas!

A nossa Granola Caseira

doisigualatres disse...

Uau! Nunca experimentei adicionar chocolate mas vai ser obrigatório experimentar sim! ;)

Lá pelo blog também andamos nas aventuras da granola há pouco tempo e já estamos viciadas!

A nossa Granola Caseira

meuqueridot0 disse...

Quero exprimentar!! :)

Unknown disse...

Adorei o resultado final...juntei arandos e tostei-os ao mesmo tempo que os restantes ingridientes...ficou uma delicia...