ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



19.11.14

Ninguém mexa no meu queijo (nem no meu forno)!































Acho que já disse aqui que não podia viver com uma cozinha sem forno. Mesmo no Verão, em dias quentes, ligo-o muitas vezes. Para além dos bolos e das bolachas, em que é que o seu uso é quase incontornável, gosto imenso de comida de forno, sejam entradas ou pratos principais. Até porque normalmente são opções muito práticas: podem ser feitas com antecedência e no momento é só enfiá-las lá, marcar o temporizador (uso sempre, porque sou uma distraída!) e aproveitar aquele tempo para fazer outras coisas.

Mas a receita que trago hoje tem outra coisa que eu adoro: queijo!
Queijo + forno:  haverá combinação mais deliciosa?
Recentemente recebi este livro da minha sogra e fiquei rendida: tem fotografias lindas, imensa informação sobre o fabrico e os tipos de queijo, as melhores combinações de vinhos com os diferentes queijos e ainda receitas de nos ficarmos a babar.

Há uns tempos experimentei um "mac'n'cheese" da Nigella Lawson mas não morri de amores. Quando li a receita deste livro, fiquei obcecada e fui de propósito comprar a mostarda e o molho inglês que a receita pede, para conseguir um resultado o mais aproximado possível do original. E, acreditem, o resultado é muito bom! Superou as minhas expectativas. É cremoso, saboroso... e podia continuar com elogios, mas não vos quero fazer sofrer mais. Passemos à receita :)



MACARRÃO COM QUEIJO (DELICIOSO)
(do livro "Tudo sobre Queijo" de Fiona Beckett, com alguns ajustes nas quantidades)

Para 3 ramekins como os das fotos

30 g + 80 g de queijo cheddar
25 g de manteiga
25 g de farinha
300 ml de leite 1/2 gordo (gordo, na receita original)
130 g de macarrão
Cerca de 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
5 gotinhas de molho inglês
Sal e pimenta preta a gosto

Ligue o forno nos 170ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e rale os 30 g de queijo.
Coloque numa camada sobre o papel vegetal e leve ao forno já quente cerca de 6 minutos ou até estar bem derretido, com uma cor dourada e com os lados a ficarem acastanhados. Retire, destaque do papel vegetal e deixe arrefecer sobre papel de cozinha, para absorver a gordura (isto vai dar uma textura crocante ao prato). Não desligue o forno e rale o restante queijo.
Num tachinho leve ao lume a manteiga, deixe derreter e junte a farinha, mexendo bem. Retire do lume e junte o leite pouco a pouco. Volte a levar ao lume, mexendo sempre até ferver. Deixe fervilhar cerca de 5 minutos, mexendo, a ideia é ficar um béchamel leve e pouco espesso. Reserve.
Entretanto coza a massa em água a ferver com uma pitada de sal. Quando a massa estiver praticamente al dente, junto ao molho béchamel cerca de 40 g de queijo ralado, a mostarda, o molho inglês e um pouco de pimenta preta acabada de moer. Prove e adicione mais sal ou pimenta se achar necessário. Envolva tudo muito bem. Coloque o forno na posição 'grill'. Escorra a massa e divida-a pelos ramekins. Coloque numa tábua o queijo gratinado anteriormente e parta-o aos pedacinhos com uma faca. Divida-o pelos ramekins, envolvendo a massa neste queijo crocante com uma colher pequena.
Verta o molho de queijo por cima da massa, dividindo-o pelos três ramekins e por fim polvilhe estes com o restante queijo ralado. Leve ao forno na posição central cerca de 5 minutos ou até o queijo estar bem derretido e gratinado, a borbulhar. Sugiro que sirva com uma salada de verdes ao lado (rúcula, espinafres, alface...).


15 comentários:

felicidade-35 disse...

Que aspeto delicioso, apetece mergulhar um garfo nesta delicia!!!

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Esta receita é de ficar de boca aberta :D
Que tentação mais linda, maravilhosa e deliciosa:)))
As fotografias deixam os meus olhos cheios e com uma vontade de chegar a casa e fazer esta delicia:)

As tuas panelas são tão lindas, já andei algum tempo à procura mas não encontrei posso saber onde compraste as tuas querida?

beijinho grande

Paula Moita disse...

Eu adoro comida de forno. Cá em casa é mais confeccionada! Estes teus ramekins estão lindos e apetece mesmo esta massa quentinha e deliciosa! Adorei!

Diogo Marques disse...

Percebo perfeitamente! Irresistível :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Hum.... tão bom! Queiji e forno são duas palavras que se pronunciadas juntas na mesma frase me deixam em ânsias. Adoro, adorei o post e a sugestão é irresistível. Eu adoro queijo, queijo e massa então é o delírio. ;)
Beijinho.

joana é o meu nome disse...

Adoro o meu forno, adoro queijo e esta receita vai parar ao meu forno :)

Dona Delícia - Atelier de Sabores disse...

Fiquei rendida com esta receita. Eu que adoro queijo então no forno, derretido ... humm... fantástico!!

Beijinho

Ana Matos

Tertúlia da Susy disse...

Concordo com a combinação, não podia ser melhor!

Ruth Miranda disse...

O pior momento da minha vida doméstica foi há uns anos atrás quando se me avariou o forno... passavamos por um momento de dificuldade financeira e não pudemos substituir o dito cujo de imediato, de modo que andei cerca de um mês sem forno!!! o que n meu caso é de doer acho que fiquei com uma depressão e tudo, de tão dependente do forno que sou. Adoro mac'n cheese, e normalmente se uso cheddar - porque gosto de fazer com outros queijos atmbém - ponho sempre molho inglês, bom saber que não estava errada looool.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Ondina Maria disse...

Adorei essa receita. Cá em casa somos ambos faz de queijo e confesso que é raro o dia em que não como um pedaço de queijo. Sim, é isso mesmo. Acho que vamos experimentar essa receita em breve. E também gostei do livro, oh se gostei!

Telita disse...

Que delícia! Apetece mesmo meter o garfo.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook



Ana Rita Marreiros disse...

Tenho de experimentar esta receita. O Mac&Cheese é muitas vezes um jantar rápido quando não se tem nada programado.

Bjoka
Rita

Alex disse...

Queijo parmesão ralado por cima: MA-RA-VI-LHA. :)

Telita disse...

Tenho esta receita guardada para experimentar!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook



Telita disse...

Experimentado e aprovado: http://www.telitanacozinha.net/2014/12/mac-massa-com-queijo.html

P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook