Acho que já disse aqui que não podia viver com uma cozinha sem forno. Mesmo no Verão, em dias quentes, ligo-o muitas vezes. Para além dos bolos e das bolachas, em que é que o seu uso é quase incontornável, gosto imenso de comida de forno, sejam entradas ou pratos principais. Até porque normalmente são opções muito práticas: podem ser feitas com antecedência e no momento é só enfiá-las lá, marcar o temporizador (uso sempre, porque sou uma distraída!) e aproveitar aquele tempo para fazer outras coisas.
Mas a receita que trago hoje tem outra coisa que eu adoro: queijo!
Queijo + forno: haverá combinação mais deliciosa?
Recentemente recebi este livro da minha sogra e fiquei rendida: tem fotografias lindas, imensa informação sobre o fabrico e os tipos de queijo, as melhores combinações de vinhos com os diferentes queijos e ainda receitas de nos ficarmos a babar.
Há uns tempos experimentei um "mac'n'cheese" da Nigella Lawson mas não morri de amores. Quando li a receita deste livro, fiquei obcecada e fui de propósito comprar a mostarda e o molho inglês que a receita pede, para conseguir um resultado o mais aproximado possível do original. E, acreditem, o resultado é muito bom! Superou as minhas expectativas. É cremoso, saboroso... e podia continuar com elogios, mas não vos quero fazer sofrer mais. Passemos à receita :)
MACARRÃO COM QUEIJO (DELICIOSO)
(do livro "Tudo sobre Queijo" de Fiona Beckett, com alguns ajustes nas quantidades)
Para 3 ramekins como os das fotos
30 g + 80 g de queijo cheddar
25 g de manteiga
25 g de farinha
300 ml de leite 1/2 gordo (gordo, na receita original)
130 g de macarrão
Cerca de 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
5 gotinhas de molho inglês
Sal e pimenta preta a gosto
Ligue o forno nos 170ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e rale os 30 g de queijo.
Coloque numa camada sobre o papel vegetal e leve ao forno já quente cerca de 6 minutos ou até estar bem derretido, com uma cor dourada e com os lados a ficarem acastanhados. Retire, destaque do papel vegetal e deixe arrefecer sobre papel de cozinha, para absorver a gordura (isto vai dar uma textura crocante ao prato). Não desligue o forno e rale o restante queijo.
Num tachinho leve ao lume a manteiga, deixe derreter e junte a farinha, mexendo bem. Retire do lume e junte o leite pouco a pouco. Volte a levar ao lume, mexendo sempre até ferver. Deixe fervilhar cerca de 5 minutos, mexendo, a ideia é ficar um béchamel leve e pouco espesso. Reserve.
Entretanto coza a massa em água a ferver com uma pitada de sal. Quando a massa estiver praticamente al dente, junto ao molho béchamel cerca de 40 g de queijo ralado, a mostarda, o molho inglês e um pouco de pimenta preta acabada de moer. Prove e adicione mais sal ou pimenta se achar necessário. Envolva tudo muito bem. Coloque o forno na posição 'grill'. Escorra a massa e divida-a pelos ramekins. Coloque numa tábua o queijo gratinado anteriormente e parta-o aos pedacinhos com uma faca. Divida-o pelos ramekins, envolvendo a massa neste queijo crocante com uma colher pequena.
Verta o molho de queijo por cima da massa, dividindo-o pelos três ramekins e por fim polvilhe estes com o restante queijo ralado. Leve ao forno na posição central cerca de 5 minutos ou até o queijo estar bem derretido e gratinado, a borbulhar. Sugiro que sirva com uma salada de verdes ao lado (rúcula, espinafres, alface...).
15 comentários:
Que aspeto delicioso, apetece mergulhar um garfo nesta delicia!!!
Esta receita é de ficar de boca aberta :D
Que tentação mais linda, maravilhosa e deliciosa:)))
As fotografias deixam os meus olhos cheios e com uma vontade de chegar a casa e fazer esta delicia:)
As tuas panelas são tão lindas, já andei algum tempo à procura mas não encontrei posso saber onde compraste as tuas querida?
beijinho grande
Eu adoro comida de forno. Cá em casa é mais confeccionada! Estes teus ramekins estão lindos e apetece mesmo esta massa quentinha e deliciosa! Adorei!
Percebo perfeitamente! Irresistível :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Hum.... tão bom! Queiji e forno são duas palavras que se pronunciadas juntas na mesma frase me deixam em ânsias. Adoro, adorei o post e a sugestão é irresistível. Eu adoro queijo, queijo e massa então é o delírio. ;)
Beijinho.
Adoro o meu forno, adoro queijo e esta receita vai parar ao meu forno :)
Fiquei rendida com esta receita. Eu que adoro queijo então no forno, derretido ... humm... fantástico!!
Beijinho
Ana Matos
Concordo com a combinação, não podia ser melhor!
O pior momento da minha vida doméstica foi há uns anos atrás quando se me avariou o forno... passavamos por um momento de dificuldade financeira e não pudemos substituir o dito cujo de imediato, de modo que andei cerca de um mês sem forno!!! o que n meu caso é de doer acho que fiquei com uma depressão e tudo, de tão dependente do forno que sou. Adoro mac'n cheese, e normalmente se uso cheddar - porque gosto de fazer com outros queijos atmbém - ponho sempre molho inglês, bom saber que não estava errada looool.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Adorei essa receita. Cá em casa somos ambos faz de queijo e confesso que é raro o dia em que não como um pedaço de queijo. Sim, é isso mesmo. Acho que vamos experimentar essa receita em breve. E também gostei do livro, oh se gostei!
Que delícia! Apetece mesmo meter o garfo.
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Tenho de experimentar esta receita. O Mac&Cheese é muitas vezes um jantar rápido quando não se tem nada programado.
Bjoka
Rita
Queijo parmesão ralado por cima: MA-RA-VI-LHA. :)
Tenho esta receita guardada para experimentar!
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Experimentado e aprovado: http://www.telitanacozinha.net/2014/12/mac-massa-com-queijo.html
P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Enviar um comentário