ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



6.2.15

O bom do Inverno.



Quando olho para o calendário e vejo que ainda faltam muitas semanas para podermos começar a largar os casacos pesados, suspiro e tento concentrar-me naquilo que o Inverno tem de bom.
E se há uma coisa de que eu gosto nesta estação são os legumes: os de folha verde, bem viçosos, como as couves, os grelos e as nabiças, a batata doce, os nabos e a abóbora. Há menos variedade de fruta, é verdade, mas para compensar temos estes ingredientes substanciais e reconfortantes, perfeitos para combater as temperaturas pouco simpáticas que estão lá fora.

Assados no forno, salteados, ou simplesmente cozidos ao vapor, têm sido presença constante na minha cozinha. Uma abundância feliz mas desafiante, porque não gosto de os preparar sempre da mesma forma. E foi na procura de uma utilização um pouco diferente para a abóbora, que me lembrei da receita que há muito tinha marcado no livro "Receitas fáceis para todos os dias", da Luísa Ginoulhiac. Tinha adorado a ideia dos cestos feitos de queijo e resolvi experimentar.

Não usei parmesão mas sim grana padano, que era o queijo mais parecido que tinha e resultou muito bem. Esta é daquelas receitas que valem tanto pelo sabor como pelo aspecto, tenho a certeza de que irão surpreender a família ou os amigos se a experimentarem aí em casa. E o melhor é que funciona com quase tudo o que tiverem no frigorífico: abóbora com nabiças ou espinafres; tomates cereja, rúcula e cebola roxa; alho-francês, bacon, curgete e beringela, como na receita original, ou até para servir o risotto, como a Luísa refere.

Bom fim-de-semana!

















CESTOS DE QUEIJO COM ABÓBORA, NABIÇAS E NOZES
(adaptado daqui)

Para 4 cestos

80 g de queijo parmesão ou grana padano ralado em fios grossos (usei um ralador deste género)
2 chávenas almoçadeiras de abóbora em cubos
1/2 molho de nabiças (folhas)
2 dentes de alho
Azeite qb
Sal e pimenta preta qb
Noz-moscada qb
Mistura de especiarias 'Itália' qb (usei uma mistura daqui)
Nozes para servir

Ligar o forno nos 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Ralar o queijo e, com a ajuda de um aro (usei um com 9 cm de diâmetro), fazer 4 círculos de queijo, bem espaçados entre si. Levar ao forno cerca de 6-8 minutos. Vá espreitando e retire quando o queijo estiver todo derretido e começar a alourar. Com cuidado e com a ajuda de uma espátula, retire os círculos e coloque cada um sobre uma taça ou tigela pequena virada ao contrário, fazendo alguma pressão com as mãos, para moldar o queijo à taça. Deixe arrefecer e endurecer.
Entretanto leve um fio de azeite ao lume numa frigideira anti-aderente com os dois dentes de alho esmagados, junte a abóbora, tempere de sal e deixe cozinhar, refrescando de vez em quando um borrifo de água. Tempere com pimenta preta acabada de moer, um pouco de noz-moscada e a mistura de especiarias. Deixe cozinhar mais um pouco e quando estiver al dente, junte as folhas de nabiça, deixe murchá-las e cozinhar um pouco, envolva bem, retifique os temperos e retire do lume, descartando os dentes de alho. Desenforme os cestos, coloque-os no(s) prato(s) de servir, encha-os com os legumes e salpique com nozes. Está pronto a servir.

9 comentários:

Diogo Marques disse...

Mesmo!
Ficaram perfeitos! :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Telita disse...

Que apresentação linda. <3
Os cestinhos ficaram com um ar deveras apetitoso.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Paula Moita disse...

Olá!
Gosto muito desta ideia dos cestinhos de queijo com legumes. Se há uma coisa que o Inverno tem de bom é a variedade de legumes que ajudam a tornar a comida deliciosa!
um beijinho

Joana disse...

Boa noite.
Caso não tenhamos aros, haveria forma de fazer (ainda que mais pequenos) utilizando formas de muffins, por exemplo? Ou eventualmente fazendo uma "película" maior, depois é fácil parti-la em pedaços mais pequenos e então formar os cestos?
Obrigada.

Cozinhar sem Lactose disse...

Ficam tão bonitos!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Teresa!
Essa receita da Luísa ficou um mimo e tem mesmo a mimnha cara. Tenho a certeza que ia adorar esses cestinhos de queijo, cuja combinação com os legumes deve ser para repetir vezes sem conta.
Também adoro legumes e nesta altura do ano eles também marcam presença com maior assiduidade na mina cozinha.
Beijinho.

Ondina Maria disse...

Que lindos cestinhos! E tão bem recheados :)
Eu gosto de todas as estações, daquilo que trazem para o nosso prato. Claro que adorava ter nectarinas o ano todo, e ameixas, mas acredito que me sabem melhor porque estão limitadas no tempo. Tal como os dióspiros. E acho que o encanto maior reside precisamente nesse facto da sazonalidade.

Lume Brando disse...

Olá Joana, se não tiver aros, o ideal é fazer círculos bem marcados com um lápis no papel vegetal (usando uma taça com essa medida, por exemplo). Coloque o papel no tabuleiro com o lado que tem as marcações a lápis para baixo, e preencha os círculos com o queijo ;)

Beijinho
Teresa

Ana Sousa disse...

Olá :) Parecem deliciosos. Tenho de experimentar :)

Blog: Grão de Arroz
Facebook