ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



8.9.09

Comfort food.





Ontem precisava mesmo de cozinhar qualquer coisa que me surpreendesse, que me agradasse ao ponto de a querer repetir e partilhar, que me deixasse reconciliada com a cozinha.
O fim-de-semana foi pródigo em desastres culinários, de modo que andava mesmo desconsolada.

Tinha era de ser qualquer coisa fácil de preparar, para o jantar, e que não fosse o prato principal, que esse já tinha sido assegurado pela C., a minha imprescindível 'assistente doméstica'.

Mal tinha folheado pela primeira vez a revista Everyday Food, de que falei aqui, esta forma de preparar tomates tinha chamado a minha atenção. Feita a checklist dos ingredientes, só faltava mesmo pôr mãos à obra. Uma obra bem simples, para dizer a verdade. Simples, saborosa e surpreendente. Digo eu e disse o meu homem, que usou a palavra "divinal" para descrever esta entrada, que pode ser servida também como acompanhamento.

O forno faz libertar o sumo dos tomates, acentuando o seu sabor. O pão ralado fica crocante e os temperos deixam o conjunto bastante aromático.

Associava o termo comfort food a pratos mais substanciais, mas ontem, só de provar estes tomates suculentos, fiquei reconfortada e feliz.

Tomates 'Provençal'

(adaptado da Everyday Food 65 - Setembro 2009)

Para 2

2 tomates médios ou 4 tomates pequenos maduros (usei 4 tomates 'Roma')
3/4 chávena de pão ralado grosseiramente*
2 colheres de sopa bem cheias de parmesão ralado (ralei na hora)
1 colher de sopa de azeite + um pouco para untar
1 colher de chá de raspa de limão
Tomilho fresco ou seco qb
(usei do seco)
Sal e pimenta qb

Pré-aquecer o forno nos 200º.
Untar um prato de forno
(pincelei com azeite).
Partir os tomates às rodelas e colocá-las no prato, numa só camada, semi-sobrepostas. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Numa taça, juntar o pão ralado, a raspa de limão, o queijo, as folhinhas de tomilho, mais um pouco de sal e pimenta e por fim o azeite.
Espalhar esta mistura por cima do tomate e levar ao forno cerca de 15/20 minutos ou até ficar dourado
(no meu caso deixei ficar mais alguns minutos). Sevir de imediato.

*Eu usei pão ralado na Bimby com alho e salsa, daí a cor esverdeada. Esta é uma das coisas fantásticas da Bimby: podermos ralar o pão na consistência que quisermos, ora mais grosso, ora mais fino e aromatizá-lo de mil e uma maneiras. Imagino que qualquer robot de cozinha faça isto, mas podem crer que a Bimby fá-lo muitíssimo bem, esteja o pão fresco ou seco. Depois de ralado, guardo-o em saquinhos no congelador e está sempre pronto a usar, uma vez que se conserva sem endurecer. Se não puder ralar o pão em casa, o melhor é desfazer o pão em pequenas migalhas. O pão ralado à venda é normalmente muito fino para esta receita.

5 comentários:

Su disse...

Que fantástico tu trabajo, y que bien que los idiomas no sean barrera para leernos y entendernos.

Mil gracias por todo, con mucho cariño desde la Mancha

Tangerina disse...

Teresa, Olá!

Eu comprei a pastinaca num mercado biológico que há aqui ao Sábado... mas já vi à venda no Corte Inglês, o aspecto é o de uma cenoura branca. Prova que vais gostar!

Beijinhos,
Carlota

Unknown disse...

Pastinacas no Corte Inglés? Ora aí está uma óptima notícia! Tenho uma receita de caldo de legumes que ando para experimentar há anos e nunca vi à venda! Ou melhor, este ano vi num supermercado no Algarve, numa zona onde há muitos British. Toda contente, lá fui eu comprar umas quantas no último dia, para trazer para casa, e não é que nesse dia já não havia!!!!!! Mas o Corte Inglés é muito mais perto do que o Algarve :o))) Vai ser desta!

Teresa Rebelo disse...

Vou lá à hora de almoço ver se encontro. Afinal são só 5 minutos a pé ;-)

B. disse...

Tu páras de fazer comida esquisita? Depois tenho que gramar com isso em casa!

Love Your Blog, Babe!
BeijOOOOOOO