ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



14.9.09

Pasti quê? Pastinaca!




Até há bem pouco tempo, a palavra "pastinaca" era completamente desconhecida para mim. Parsnip, nem tanto: já tinha visto referências a este legume em livros e revistas de cozinha ingleses e associava a qualquer coisa da família do nabo - turnip - mas nunca me deu para investigar.

Depois a minha amiga B. começou a falar-me do parsnip e da sua enorme pena por não existir esse legume cá, que ela tanto devorava em Londres. Recentemente, descobriu que o tal legume se chama pastinaca sativa em português e, muito feliz, foi-me contar a novidade, na esperança de que isso me fizesse exclamar algo tipo "ah, a pastinaca, claro!", mas de mim só ouviu "pasti quê?!". Imagino que muitos de vocês teriam a mesma reacção. Afinal, pastinacas não são propriamente cenouras que se comprem em qualquer supermercado ou mercearia, apesar de serem parecidas com aquelas, mas brancas. Umas cenouras albinas, vá.

Eis se não quando, a C. do Tangerina Aderente publica um post com uma receita bastante apetitosa de Gnocchi de Pastinaca.
Comentário puxa comentário e dou comigo a saber que no supermercado do El Corte Inglés, talvez arranjasse o dito legume.
A partir daí, foi lá ir comprá-las (trabalhar em Gaia tem as suas vantagens!), partilhá-las com a B. e experimentá-las o mais depressa possível.

Fiz uma pesquisa rápida de receitas de pastinacas no forno, porque queria prová-las assadas, uma vez que era assim que a B. as comia, a acompanhar rosbife. Inspirei-me aqui e aqui.

Gostei bastante do sabor deste legume doce. A mim pareceu-me batata doce mas mais fresca, algo alimonada, a fazer lembrar o gengibre. Mas em termos de confecção, devo ter falhado qualquer coisa, pois não ficaram estaladiças, como era suposto. Segui as indicações do Jamie, cozendo-as durante cinco minutos mas concluí que tal talvez não fosse necessário. Talvez se as tivesse enxugado depois de escorrer a água tivesse resultado, mas mesmo assim para a próxima vou pô-las directamente no forno, nem que demorem um pouco mais a cozinhar. Escusado será dizer que o G., sempre disposto a experimentar coisas novas e muito dado a sabores diferentes, adorou! Os miúdos, toparam que eram legumes e não houve nada a fazer.

Pastinacas com cenouras no forno

Para 2/3 pessoas

2 pastinacas (acho que as minhas seriam médias) descascadas e cortadas aos palitos
4 cenouras pequenas descascadas e cortadas aos palitos
5 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Tomilho seco qb
1 cabeça de alho
Sal e pimenta preta moída na hora qb
(eu uso muito pouca pimenta porque o homem grande cá de casa não pode abusar)

Pré-aquecer o forno nos 220º. Depois de arranjados os legumes, levá-los a cozer em água fervente com sal
(primeiro a cenoura, uns 5 minutos e depois juntar as pastinacas, mais 5 minutos), escorrê-los, enxugá-los e temperá-los de seguida num tabuleiro ou outro recipiente que possa ir ao forno.
Para a próxima vou saltar esta parte e colocar logo os legumes no recipiente do forno, envolvê-los em cru na mistura de azeite, vinagre e mel, temperar com o tomilho, o sal, a pimenta, e a cabeça de alho partida ao meio.
Levar ao forno durante cerca de 25 minutos.
Acompanhar, de preferência, com um bom bife ou outra carne suculenta.


Podem ainda ver um filme sobre a preparação simples de pastinacas no forno, aqui.

Obrigada à B. e à C. por me terem dado a conhecer a pastinaca :-)

7 comentários:

blá blá bá disse...

Obrigada a ti pela curiosidade inesgotável!
E já agora, pela minha terça parte de pastinaca... :P

BeijO,
B.

Tangerina disse...

Fico contente que tenhas gostado :)
Eu adoro coisas novas e já vi que temos isso em comum ;)

Beijinhos,
Carlota

Nina disse...

Olá...

Sou uma visitante assídua do teu blog e adoro "copiar" as receitas que com tanto carinho aqui "posta"... Achei muito engraçado ver aqui esta receita de pastinacas... Estive em Norwich e em Londres recentemente e comi uma sopa de pastunacas caseira... Também não conhecia do legume, mas fiquei fã, apesar da sopa ter muitos cominhos, mas isso é característica da cozinha inglesa... Era uma canja mas em vez de massinhas e galinha tinha as pastinacas cozidas e esmagadas com um garfo... Foi uma boa experiência gastronómica e agora vi aqui esta receita e achei muito giro... Ah... Sei agora que as pastinacas são cultivadas na zona da Serra da Estrela, região de onde sou proveniente...

De qualquer maneira, obrigada pelas suas receitas maravilhosas...

Beijinhos

Sónia Duarte.

Teresa Rebelo disse...

Obrigada, Sónia. Que coincidência a da pastinaca. Era bom se houvesse pastinaca portuguesa à venda aqui pelo norte. Vai aparecendo :-)

JG disse...

A pastinaca também existe em Portugal, na zona da Covilhã, onde dá pelo nome de xerovia e se costuma comer-se albardada, num prato tradicional da região que se pode encontrar no livro da cozinha tradicional portuguesa da Maria de Lurdes modesto. Em Espanha come-se muito, chamam-lhe xirivia. Encontrei-as há dias no Pingo Doce,

Filipa disse...

Bem afinal até há quem conheça a patinaca! Eu é que não pertenço ao grupo....ainda! Fiquei com a curiosidade aguçada! Acho que também vou dar um pulinho ao ECI para tentar descobri-la! Um beijinho :)

Sofia K. disse...

Olá, andava a procurar receitas com pastinaca e vi a sua. Vou ver se experimento. Já experimentei sem as cozer primeiro, mas demora muito tempo e não ficam muito estaladiças. poderá é saltear em azeite os legumes todos antes de levar a dourar no forno. Poderá juntar ainda a abóbora aos palitos que também fica bom e com pedaços de maça reineta que corta o doce destes legumes.

Fica aqui a dica.