ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



21.10.09

Um livro, uma receita #11





O Chocolate & Zucchini foi um dos primeiros blogs estrangeiros de culinária que conheci, não me lembro bem se antes ou depois de ter criado o meu, em 2004 (pois é, o Lume Brando já tem uns aninhos).

Basta ler um ou dois posts do C&Z para estabelecer uma forte empatia com Clotilde, a autora: textos genuínos, escrita simpática e bem-humorada num inglês mais do que perfeito para quem nasceu gaulesa, e cujo conteúdo ultrapassa em muito um simples receituário.

E também não é nada difícil sentir uma pontinha de inveja - saudável, claro - pelo seu percurso: esta francesa de 30 anos e engenheira informática de formação, largou o emprego que tinha nesta área poucos anos depois de ter criado o C&Z para dedicar-se a tempo inteiro ao blog e ao food writing. Resultado desta decisão acertada são os dois livros que já publicou. O meu é a edição inglesa do seu primeiro, igualmente disponível na versão americana e na versão francesa.

O livro, tal como o blog, é bastante apetecível: cada receita é antecedida de um texto que a enquadra, às vezes com curiosidades, outras vezes com uma história, num registo simultaneamente didáctico e emocional. E tem o atractivo extra de conter receitas inéditas que não estão online. Não sei se é o caso desta curgete com queijo de cabra e vinagre de framboesa. Mas sei que é uma entrada fantástica. Já costumava usar o vinagre de framboesa para temperar saladas que levassem queijo de cabra fresco, mas nunca tinha usado com chèvre. E nunca tinha comido curgete crua. Mas Clotilde tem toda a razão quando diz que este é um bom baptismo de curgete crua: eu e o G. ficámos fãs.

Carpaccio de curgete com vinagre de framboesa

Para 2

1 curgete média (deve ser o mais fresca possível)
1/4 de uma rodela alta e larga de chèvre
1, 5 colheres de sopa de azeite
(ou a gosto)
1 colher de sobremesa de vinagre de framboesa (ou a gosto)
2 hastes de tomilho (aproveitar as folhinhas)
Pimenta moída na hora (usei muito pouca)
Flor de sal

Depois da curgete lavada e aparadas as pontas, fatiar finamente e dispor as rodelas num prato de servir, semi-sobrepostas. Espalhar por cima "migalhinhas" de queijo. Numa taça, misturar o azeite e o vinagre e com uma colher espalhar gotas desta mistura sobre as fatias de curgete. Salpicar com flor de sal, pimenta e folhinhas de tomilho. Levar ao frigorífico uns 10/15 minutos antes de servir como entrada.

Conclusão: uma receita que cumpre a política dos três Ss: simples, saborosa e saudável.

3 comentários:

Marina disse...

Pois eu acho que é dos 6 Ss: Super Simples, Super Saborosa e Supar Saudável!
Andas-me a deixar de rastos com as receitas com courgetes... adoro!
Beijinhos.

Teresa Rebelo disse...

:-)

Tangerina disse...

Sabes que eu nunca comi courgette crua? já vai sendo hora :)

Beijinhos,
Carlota